quinta-feira, 1 de abril de 2010

ESCAVAÇÕES ARQUEOLÓGICAS ÀS MARGENS DA LAGOA DE IQUIPARI REVELARAM QUE O LOCAL ABRIGA UM RIQUÍSSIMO SAMBAQUI A SER ESTUDADO

Foto: Restinga de Iquipari, que será o maior Parque de Restinga do Brasil. Crédito da foto: Estevão Silva - fotografada do helicóptero do IBAMA.
As escavações arqueológicas feitas por equipe de cientistas e estudiosos, contratados pelos empreendedores do Mega Porto do Açu, revelam que há um riquíssimo sítio arqueológico nas imediações da Lagoa de Iquipari, no 5º Distrito de São João da Barra, no Norte Fluminense.
Foto: Foto áerea da Lagoa de Iquipari. Cortesia do Vinicius Resende - Gerente do SESC Mineiro de Grussaí.
No local escavado foram encontrados resquícios de vasos de barro, conchas dos conhecidos "Sambaquis", pedaços de cabaças, instrumentos de caça, bem como ossadas em bom estado de conservação, o que indica a riqueza arqueológica da área. As descobertas arqueológicas deste sítio vem de encontro às indicações feitas pela ONG COCIDAMA - de São João da Barra - quando encaminhou um documento de propostas e sugestões após a realização da Audiência Pública da MMX para o licenciamento prévio do Minerioduto Minas-Rio, em dezembro de 2006, empresa que já foi de poder majoritário do milionário Eike Batista, 8º milionário, segundo o recente ranking da Revista Forbes. Para Andre Pinto, Alex Firme, Áureo Simões, Domingos Jose´Vieira e outros membros da ONG COCIDAMA, a iniciativa da empresa em levar em conta as afirmações encaminhadas pela ONG COCIDAMA de São João da Barra, acabou por provocar estudos científicos na área e e descobrir este importante sítio arqueológico, que muito em breve deverá ser mais um atrativo histórico de nosso município, que já tem atributos do período colonial e imperial e agora poderá ter o atributo pré-histórico também. A ONG COCIDAMA, juntamente com o Portal Costa Doce de Turismo (Agência de Turismo Ecológico de São joão da Barra), também encaminhou uma proposta à CECA - Comissão Estadual de Controle Ambiental, na audiência Pública da Termoelétrica UTE - Açu, acontecida no SESC-Mineiro de Grussaí, para a criação do MUSEU DO HOMEM DA RESTINGA, ( que será o 1º do Brasil) que poderá ser construído de forma sustentável próximo ao sítio arqueológico recém descoberto. A ONG COCIDAMA, sob a presidência atual de Alex Firme, também acredita que na área de Campo da Praia, também no 5º Distrito, hajam indícios de uma fortificação subterrânea do período dos jesuítas. O próprio escritor sanjoanense Fernando José Martins (1868) já mencionou em seu livro esta possibilidade. Diante dessas importantes descobertas, a Professora Flávia, esposa de nosso amigo Pontual (da Escola Amália de Souza Paes - em Grussaí) promoverá em junho próximo, um ciclo de palestras para os alunos da rede pública municipal de ensino sobre a profissão do arqueólogo e também sobre os sítios arqueológicos do Delta do Rio Paraíba do Sul. O evento deverá acontecer no Cine Teatro São João, centro de São João da Barra.

Nenhum comentário: