sábado, 24 de abril de 2010

ESTUDANTES DE SÃO JOÃO DA BARRA EM BUSCA DE HISTÓRIAS E "ESTÓRIAS" PARA CONCURSO NACIONAL DE REDAÇÃO

Foto: Andre Pinto (de costas) fala para os estudantes da Escola Domingos Fernandes da Costa, turma 704, de algumas estórias vivenciadas por ele, tanto em Teresópolis quanto em São João da Barra, principalmente na questão ambiental.
ESTUDANTES RUMAM À OLIMPÍADA NACIONAL DE REDAÇÃO À convite da direção da escola Domingos Fernandes da Costa, da professora Marcele e das estudantes Lara, Julie e Caroline, Andre Pinto foi ao auditório daquela instituição de ensino para falar de algumas de suas vivências no campo ambiental e profissional. Andre fez comparações entre o reino animal (vida selvagem) e as atitudes dos seres humanos, onde os instintos de sobrevivência se mesclam e se confundem ao mesmo tempo. Falou da cooperação e competição entre os animais selvagens e também as competições e cooperações entre os seres humanos, muitas vezes desleais. Deu exemplos de animais que conseguem sobreviver às questões climáticas mais adversas como as aves de rapina- enfatizando a águia - e também falou de animais que conseguem se adaptar à qualquer meio, como exemplo do camaleão, usando uma de suas defesas naturais chamada de mimetismo.
Tambem falou de uma São João da Barra em que podiam-se tomar banhos de rio, depois que se chegavam da praia de Atafona com os corpos cheios de areia e sal. Falou das competições de se atravessar à nado o rio Paraíba do Sul, de soltar pipa na "Prainha de Ramos", jogar "baleba" e ainda brincar de pião com os primos e amigos, além de "catar" muita fruta pelos pomares da cidade, que quase não existem mais. Os estudantes anotaram as histórias e "estórias" e farão uma redação com os fatos mais chamativos. Todos estão confiantes de que sairão boas redações para a Olimpíada Nacional de Redação, bastante divulgada na televisão. O escritor Carlos A.A. de Sá também compareceu ao evento e deixou seus importantes relatos.

Nenhum comentário: