ESTUDANTES RUMAM À OLIMPÍADA NACIONAL DE REDAÇÃO
À convite da direção da escola Domingos Fernandes da Costa, da professora Marcele e das estudantes Lara, Julie e Caroline, Andre Pinto foi ao auditório daquela instituição de ensino para falar de algumas de suas vivências no campo ambiental e profissional.
Andre fez comparações entre o reino animal (vida selvagem) e as atitudes dos seres humanos, onde os instintos de sobrevivência se mesclam e se confundem ao mesmo tempo. Falou da cooperação e competição entre os animais selvagens e também as competições e cooperações entre os seres humanos, muitas vezes desleais. Deu exemplos de animais que conseguem sobreviver às questões climáticas mais adversas como as aves de rapina- enfatizando a águia - e também falou de animais que conseguem se adaptar à qualquer meio, como exemplo do camaleão, usando uma de suas defesas naturais chamada de mimetismo.
Tambem falou de uma São João da Barra em que podiam-se tomar banhos de rio, depois que se chegavam da praia de Atafona com os corpos cheios de areia e sal. Falou das competições de se atravessar à nado o rio Paraíba do Sul, de soltar pipa na "Prainha de Ramos", jogar "baleba" e ainda brincar de pião com os primos e amigos, além de "catar" muita fruta pelos pomares da cidade, que quase não existem mais.
Os estudantes anotaram as histórias e "estórias" e farão uma redação com os fatos mais chamativos. Todos estão confiantes de que sairão boas redações para a Olimpíada Nacional de Redação, bastante divulgada na televisão.
O escritor Carlos A.A. de Sá também compareceu ao evento e deixou seus importantes relatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário