quarta-feira, 28 de abril de 2010

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE ALBERT EINSTEIN MENCIONA O SANJOANENSE DOMINGOS FERNANDES DA COSTA

Exposição Internacional "Einstein"
Durante os trabalhos que estou participando junto às oficinas promovidas pelo Ministério do Turismo e pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, que acontecem no Museu Histórico Nacional, pude ter a grande sorte de conhecer a belíssima exposição sobre a vida de Einstein, e o melhor, pude presenciar fotos e relatos da sua expedição , em 1919 e 1925, à Sobral e no Rio , nos quais o nosso sanjoanense Domingos Fernandes da Costa, reconhecido astrônomo, fez parte da equipe recepcionando o nobre cientista. A exposição é um luxo e merece ser vista pelos sanjoanenses que tiverem oportunidade, principalmente os estudantes de nossa terra.
Em cartaz de 7 de abril a 6 de junho de 2010, a exposição internacional "Einstein" é fruto de uma parceria entre o Instituto Sangari e o American Museum of Natural History, localizado em Nova York, e apresenta a vida e as descobertas de um dos maiores gênios do século XX, através de documentos raros, instalações interativas e obras de arte.
"A curiosidade é mais importante que o conhecimento", disse Einstein, um dos maiores curiosos da história da humanidade. Despertar o espírito questionador que existe em cada criança, jovem e adulto é o objetivo dessa exposição, que já foi vista por mais de 2 milhões de pessoas no mundo. Originalmente concebida pelo American Museum of Natural History, a exposição foi ampliada e adaptada ao público brasileiro pelo Instituto Sangari.
Dividida em 10 seções, que incluem a passagem do cientista pelo Brasil, a mostra desvenda o belo e fantástico universo de Einstein. São elas: Vida e tempo, Luz, Tempo, Átomos, Energia, Gravidade, Guerra e Paz, Cidadão Global, Legado e Einstein no Brasil. Com elas, o visitante conhece não somente o homem por trás da ciência como também se aproxima de suas complexas teorias. Tudo isso é apresentado por meio de objetos pessoais, fotos, fac-símiles de cartas, manuscritos e uma série de instalações interativas.
A idéia é provocar no observador o interesse por descobrir mais sobre assuntos como a velocidade da luz e noções como as de tempo e movimento. Questões que estão presentes no nosso cotidiano e que foram desvendadas por Einstein, dando origem a inovações como o laser, o GPS e a fibra ótica.
Instalações Interativas
Uma das características marcantes nas exposições organizadas pelo Instituto Sangari é a utilização de tecnologia de ponta para ajudar a entender assuntos muitas vezes de difícil compreensão. Em "Einstein" foram utilizados uma série de recursos tecnológicos e visuais para explicar temas complexos que tornam a visita instigante e divertida. Entre os atrativos preparados para esta mostra estão um cinema 3D que leva o espectador a uma incrível viagem pelo espaço e uma mesa high-tech que abre buracos negros quando é tocada.
Informações: www.einsteinbrasil.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

parabens pela linada materia