terça-feira, 27 de abril de 2010

SÃO JOÃO DA BARRA PARTICIPA DE CONFECÇÃO DE MANUAL DE DIRETRIZES PARA MUSEUS, JUNTO AO MINISTÉRIO DO TURISMO

Foto: As Oficinas de Museu e Tursimo aconteceram no Centro de Referência Luso-Brasileiro, no prédio do Museus Histórico Nacional, no Rio de Janeiro - RJ.
Foto: Andre Pinto, próximo à janela e de costas, participa da Oficina de Museus e Turismo em conjunto com museólogos, operadores e agentes de turismo, entre outros profissionais de todo o Brasil.
Foto: Andre Pinto, em trabalho de oficina com representantes de Museus do Rio de Janeiro-RJ e Brasília - DF.
A Oficina de Turismo e Museu, promovida pelo MTur e IBRAM, começou nesta segunda-feira, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro com a presença de diversos profissionais da área como arqueólogos, museólogos, bacharéis em turismo, técnicos em turismo, guias em turismo, além de bibliotecários e pessoal de apoio dos museus. Estavam presentes ao evento, a representante do Ministério do Turismo, Kátia Silva, que explanou sobre a importância das oficinas para a preservação e divulgação dos museus brasileiros, além de representantes do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, representantes do Sindicato dos Guias em turismo, Representantes da ABBTUR, entre outros. O município de São João da Barra teve a sua apresentação feita pelo funcionário público Andre Pinto, que é bacharel em ADM, Técnico em Turismo e Guia em Turismo Regional, cadastrado pela Turisrio e Embratur. Andre, que é conselheiro titular do Conselho Municipal de Cultura ocupando a cadeira de "Patrimônio histórico", falou aos presentes sobre as perspectivas do município na criação de museus e também explicitou o resgate do patrimônio Histórico e Cultural que foi feito durante o Governo da Prefeita Carla Machado, ao restaurar o Solar do Coronel Teixeira (antigo Grupo Escolar Alberto Torres), a reforma do Cine Teatro São João, a reforma também da Estação Ferroviária da Leopoldina Railway, entre as ações conjuntas de estar com o IPHAN recuperando um dos mais antigos prédios históricos do período colonial, conhecido como Casa da Câmara e Cadeia, datado de 1797. Andre também mencionou a potencialidade do território sanjoanense para a criação do Iº Museu Nacional do Homem da Restinga, uma vez que, foram feitas descobertas recentes de um sítio arqueológico com restos mortais e pedaços de vasilhames em argila, nas imediações da Lagoa de Iquipari, o que chamou a atenção dos presentes ao evento. Segundo Stella Maris, coordenadora das oficinas, o resultado do primeiro dia de oficina superou as espectativas e hoje a amanhã, 26 e 27/04, serão feitos muitos exercícios entre os grupos de trabalho no propósito de se elaborar uma cartilha nacional sobre procedimentos e diretrizes em Museus, que deverá ser reproduzida numa tiragem de 25.000 exemplares a serem distribuídas no trade turístico e nos próprios Museus. A participação de São João da Barra nas oficinas constará nesta cartilha a ser elaborada pelo Ministério do Turismo ainda neste primeiro semestre. Obs. As fotos do evento serão publicas à noite. * Matéria feita por Andre Pinto direto do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: