quinta-feira, 17 de junho de 2010

334 ANOS DE FUNDAÇÃO DA VILA E 160 ANOS DE CIDADE - PARABÉNS, SÃO JOÃO DA BARRA

Foto: Pedra Mó, que provalvelmente pertenceu à Pero de Góis - Donatário da Capitania de São Tomé, e que pertence à São João da Barra, mas está emprestada para Pernambuco. Foto extraída do blog de Carlos Sá.
160 ANOS DE ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA
AS IMAGENS QUE CONTAM HISTÓRIAS !!!
Foto: Pescadores desembarcam na foz do Rio Paraíba do Sul. Esta foto nos remete ao momento em que Lourenço do Espírito Santo chega de Cabo Frio e instala o primeiro núcleo de povoamento do Norte Fluminense, em 1622. Crédito da foto: Aloísio de Castro Faria - sanjoanense decano da antropologia brasileira.
Foto que remonta uma vila próspera e com uma navegação crescente. Crédito da foto: Aloísio de Castro Faria.
Foto: levantamento do estandarte de S. João Batista, relembrando o ato de Lourenço do Espírito Santo, quando em 1630 chegou no promontório, hoje sede do município às margens do Rio Paraíba do Sul. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto de desfile fluvial em homenagem aos festejos de São João Batista, tradição que remonta a chegada de Lourenço do Espírito Santo, vindo da foz até à atual sede do município. Crédito da foto: Carlos Sá.
Foto que mostra a tradiçao do desfile fluvial de São João Batista . Crédito da foto: Carlos Sá.
Foto: Corrida de canoas à vela, uma tradição que remonta os primórdios da ocupação do território sanjoanense. Foto : SECOM / PMSJB.
Foto da Igreja de São João Batista em dia de festa. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto de prédios antigos às margens do Rio Paraíba do Sul, nas imediações de onde hoje se encontra o CIEP 265 - Gladys Teixeira.
Foto de um casarão onde hoje existe a policlínica municipal de São João da Barra, em frente à atual rodoviária Dr. Fernando Hélio Pinheiro.
Foto do antigo trapiche da navegação. Fonte: Livro de João Oscar, "Apontamentos para a História de São João da Barra".
Foto: Cavaleiros de honra, em fila para suas demonstrações. Notam-se muitos casarios do período colonial ainda de pé.
Foto: Cavaleiro de Honra e suas vestimentas e adereços.
Foto: Residência do Comendador Andre Gonçalves da Graça, rico comerciante, fazendeiro escravista e que recebeu D. Pedro II em seu solar, em 1847.
Foto: Casarão de Chico Português, vendo-se ao fundo uma parte do mercado municipal, hoje, Centro Cultural Narcisa Amália.
Foto: Pranchões atracados no porto, vendo-se ao fundo a fábrica de manteigas e trapiche.
Foto do navio Marília, de propriedade dos irmãos raposo (2ª Grande Guerra). Extraída do blog do escritor Carlos Sá.
Foto: Palácio Carlos Martins, antiga residência do Coronel Teixeira. Fonte: SECOM / PMSJB.
Foto: Cine Teatro São João.
Foto: antigo Café Central, onde a Fábrica de Conhaque de Alcatrão São João da Barra nasceu.
Foto do Porto do Açu, em São João da Barra. Imagem fotografada em maio/2010 e extraída do blog do Porto do Açu.
porto Lembro-me bem, com conforto... Com sorriso estampado no rosto... Corria descalço no porto, A ver embarcações no entreposto. Lembro-me bem,das lindas histórias, Que meus bisavós me contavam, De um porto cheio de glórias, Onde as pranchas ficavam. Meu bisnetinho ... Via-se tudo no porto... Cachaça, açúcar, vinho, Alta patente, marujo morto, Louças raras, puro linho. Pianos pleyel, lustres de cristais, Azulejos, cerâmica, madeiras, Armamentos, ferramentas, metais, Barricas e sacas em carreiras. Navios de vários calados, Charque de boa procedência, Pingas nacionais, wiskies importados, Jóias nobres, de excelência. Senhoras arrumadas, A desfilar em sombrinhas, Com vestimentas bem bordadas, E chapeleiras de rendinhas. Tecido oriental, especiarias, Boticário, jornal, Artigos de fé , bruxaria, Comércio fenomenal! Via-se ainda mais... Circulação de muitos réis, Mucamas e escravas valiosas, A capitania e os coronéis, Quintos e taxas vultuosas. Um juiz a cada cobrança... Juiz almotacé, ordinário, de ofício, As mercadorias em andança, Tinham um pedágio de início. E o mercador de cara feia, Que não pagasse a quantia, Ia logo pra cadeia, Mas logo se arrependia. Tinha mais... Teatro, desfile fluvial, Procissão do santíssimo, Do reizado após natal, ...Era um porto bem riquíssimo. Lindos casarões da bela vista, Seguindo os da rua direita, O cais de pedra, uma conquista!, A rua dos passos, grande feita !!!. E assim termino a história, Relembrando o apogeu, Vivo, em lapso de memória, Pra quem esse tempo viveu!!! André Pinto Maio de 2007.

Nenhum comentário: