terça-feira, 22 de junho de 2010

HOJE É DIA DE ANIMADO BANDO NA CIDADE

“VAMÔ FALÁ MEU POVO!!!”

É O NÓS NA RUA E SEU BANDO JUNINO!

O mês de junho está aí, com suas tradições e seus festejos em comemoração aos santos padroeiros. Em São João da Barra, a tradição é ainda mais forte e as festividades não param. Uma destas acontece na próxima sexta, dia 22, com a apresentação do ‘Bando Junino: Vamô falá meu povo!’, um resgate cultural promovido, desde 2004, pelo grupo sanjoanense “Nós na Rua”.

A apresentação acontece a partir das 19h na Avenida Joaquim Thomás de Aquino Filho, no Centro da cidade. Com humor versado, o grupo apresenta leves críticas aos costumes da sociedade. Neste ano, o grupo se apresenta no dia da realização do concurso de quadrilhas, também promovido todos os anos pelo departamento cultural em parceria com a secretaria de Turismo.

Os interessados em participar do bando, que segue em cortejo pelas ruas da cidade, podem chegar às 18h em frente ao Clube Carnavalesco “O Chinês”, devidamente caracterizado de caipira, em uma forma de aproximar ainda mais os costumes e tradições da cidade à comunidade.

O Grupo Nós na Rua surgiu em 10 de janeiro de 2003, com o objetivo de promover uma política cultural, levando toda espécie de movimento artístico (peças teatrais, desfiles, estátuas vivas...) às ruas e promovendo integração de jovens da cidade através da reeducação cultural. Desde então, é possível acompanhar, nas ruas e praças de São João da Barra, diversas peças e movimentos culturais, que aproveitam as fachadas históricas das casas ou jardins públicos como cenário, atraindo moradores e turistas que se encantam com a arte cênica local.

— Como acontece todos os anos, o grupo participa, antes das festividades do dia 17 de junho, dia do aniversário da cidade, e também dos festejos do padroeiro. Nosso objetivo maior, dentre os seis anos de existência, é de desenvolver a arte cênica em São João da Barra, através de apresentações ao ar livre, no Cine Teatro, e em outros ambientes também — explica Silvano Motta, diretor de eventos do Cine Teatro São João e integrante do grupo.

No dia 23, o grupo encena a montagem Salomé, a partir das 20h, ao lado do Ginásio Municipal de São João da Barra. A montagem, texto de Oscar Wilde, tem direção de Fernando Lobato e participação especial de Alexandre Barillari, que vai interpretar o profeta João Batista, que em outros anos já foi interpretado por atores como Luciano Szafir e André Segatti, no papel central a atriz, prata da casa, Ana Carolina Berto.

Matéria: Silvano Motta

Fotos: http://nosnarua.blogspot.com/2007/06/bando.html

Nenhum comentário: