domingo, 27 de junho de 2010

PROGRAMA "RIO- ESTADO DA BICICLETA" TRAZ MILHARES DE CICLISTAS ÀS RUAS DE SÃO JOÃO DA BARRA

Foto: A formosa Rua do Passos, fundada em 1778, sempre foi responsável por receber procissões de mais de 200 anos, reisados, festas do Divino, cavalgadas, charretadas, blocos de mascarados e agora contou com esta mega pedalada. A mulher que está na primeira fila da grande corrente de ciclistas é a Prefeita Carla Machado e ao seu lado, o Secretário Estadual de Transportes Júlio Lopes. Crédito dafoto: SECOM/PMSJB.
Mais de mil pessoas participam da Pedalada em São João da Barra
Conscientizar sobre a questão ambiental, fortalecer a prática esportiva e principalmente desenvolver o hábito do uso da bicicleta como meio de transporte. Baseada nestas premissas a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, assinou neste sábado (26), um convênio com o governo do Estado contemplando o programa “Rio - Estado da Bicicleta”. O protocolo de intenções da parceria foi assinado pelo secretário de estado de Transportes, Sebastião Rodrigues Pinto Neto.
Após assinatura do convênio que visa o planejamento cicloviário e a engenharia de trânsito do município, aconteceu uma pedalada para comemorar o programa com a presença da prefeita, do secretário de estado, do ex-secretário de estado de Transportes, Júlio Lopes, do secretário municipal de Transportes, Flávio Batista, do deputado estadual João Peixoto e de mais de mil ciclistas. A saída aconteceu na Praça São Pedro, passando pela Rua dos Passos, Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, Quintino Bocaiúva, Avenida Rotary, retornando para a Praça São Pedro. Não houve idade limite para participar, bastando chegar com a bicicleta e se juntar ao grupo. Na ocasião foram sorteadas oito bicicletas, sendo que uma contemplou a bicicleta mais enfeitada. A intenção do programa é interligar a cidade e distritos através de ciclovias, reestruturar a sinalização das principais ruas e avenidas possibilitando a circulação organizada de carros e bicicletas, além de instalar bicicletários nos postos de integração de transporte urbano e nas áreas comerciais. Isso será feito a partir de um trabalho minucioso dos engenheiros de trânsito da Secretaria de Estadual de Transportes, em parceria com a secretaria de Transportes de São João da Barra. Dando continuidade ao projeto, uma equipe de docentes especializados em trânsito da Secretaria Estadual de Transportes irá visitar as escolas do município para doutrinar diretores, professores e alunos sobre o uso seguro e consciente da bicicleta que, mais que um meio de lazer, é um meio de transporte. O programa já foi implantado com sucesso em outros municípios, como Volta Redonda, Resende, Angra dos Reis, Barra do Piraí, Maricá e, mais recentemente, Vassouras. A prefeita Carla Machado destacou que a utilização de bicicletas como meio de transporte já é uma prática comum na cidade de São João da Barra e em todo o restante do município e que essa parceria com o governo do Estado vem a somar. — Esse convênio vem ao encontro de uma prática já comum em nosso município. Acredito que, com esse programa, poderemos oferecer mais comodidade e segurança aos adeptos das pedaladas e, também, fazer com que muitas outras possam aderir a essa prática saudável e ecologicamente correta — destaca. Para o secretário Sebastião Rodrigues, é fundamental que a cultura da utilização de bicicletas seja devidamente valorizada no Estado, por questões de trânsito, ambientais e de melhoria de qualidade de vida da população já que: “a bicicleta não polui, não afoga o trânsito, não faz buzinaço e ainda exercita. E não podemos negar que a região Norte Fluminense tem a cara da bicicleta, com suas praias, festivais e juventude”. *Por Bruno Costa

Nenhum comentário: