terça-feira, 15 de junho de 2010

EXPOSIÇÃO PERMANENTE DE JOSÉ AUGUSTO PIEROCCINI É SUCESSO DE VISITAÇÃO NO PALÁCIO CULTURAL CARLOS MARTINS, EM SÃO JOÃO DA BARRA

Foto: José Augusto Pieroccini recebendo estudantes do município vizinho de São Francisco do Itabapoana, no Palácio Cultural Carlos Martins. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.
Quem visita o Palácio Cultural Carlos Martins não só se encanta com os atributos arquitetônicos do prédio do período do auge da navegação sanjoanense como também por sua ambientalização interna no melhor do estilo imperial e o atendimento nota 10 de seus funcionários. Mas não é só isso. Um atrativo fora do comum é o de se conhecer as obras de arte do mestre José Augusto Pieroccini retratando uma São João da Barra que não existe mais, em exposição naquele belo espaço cultural. José Augusto Pieroccini, carioca, começou expondo seus primeiros trabalhos para turistas estrangeiros nas principais calçadas da Avenida Atlântica do Rio de Janeiro e anos depois veio escolher São João da Barra para a sua eterna morada e descanso. Não conseguindo ficar parado, logo passou num concurso público para inspetores de alunos, onde permaneceu durante alguns anos na Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, na entrada da cidade, sempre impondo naturalmente o respeito e admiração ao alunado sanjoanense. Neste período, lembro-me bem, quando era estudante do Curso Técnico em Turismo, que Pieroccini já reclamava da falta de um espaço para se produzirem telas de pinturas à óleo e espaços para exposições. Pieroccini tentava fazer em sua residência uma espécie de pinacoteca, mas o espaço não dava nunca. Tentou reprimir a sua angústia, indo para o "Barracão do Clube Carnavalesco O Chinês", onde produziu belíssimas peças e ornamentos para o deleite do carnaval sanjoanense e ainda continua fazendo. Hoje, Pieroccini tem uma sala cedida pelo Palácio Cultural onde produz excelentes obras de arte, inclusive, muitas em uma técnica de se usar caneta esferográfica preta, relembrando os pintores de outrora que faziam quadros à base do mais puro nanquim vindo das índias. É bem verdade que Pieroccini tem um hobby secreto, que a partir de hoje está sendo revelado, de que gosta mesmo é de pintar cavalos puro sangue, principalmente em competições de hípicas e de gran prix de jockeys variados. A perfeição de seus quadros mereceram os maiores elogios de especialistas do ramo e atualmente, Pieroccini tem seus quadros exibidos juntamente com outros artistas adotados pelo município e pelo carinho da população, como o Mallet e sanjoanenses de renome nacional e internacional como Márcia Coutinho, Hennys Pinto e Acyr Leal.
Foto: Uma das diversas pinturas feitas em pontos de uma caneta esferográfica, em exibição no Palácio Cultural,de autoria de Pieroccini. Trata-se da antiga Casa da Câmara e Cadeia,de 1797 que está sendo restaurada pelo Governo Municipal Carla Machado em parceria com o IPHAN. Crédito da foto:Marco Pacheco - SEMASP.
Um grande abraço, meu amigo Pieroccini! Você merece esta homenagem, no período em que São João da Barra comemora mais um aniversário! Por Andre Pinto.

Nenhum comentário: