terça-feira, 8 de junho de 2010

DA CAPITANIA HEREDITÁRIA À ONU HABITAT - SJB, UMA TRAJETÓRIA DE ESFORÇOS E SUCESSO

Foto: Bruno Costa, o "condutor do túnel do tempo da história", fez uma ótima explanação dos fatos mais importantes do município, desde a descoberta do Brasil até os dias atuais. Foto SECOM/PMSJB.
Foto: O imponente Palácio Cultural Carlos Martins, onde se comemorou 0 06 de junho sanjoanense. Foto SECOM/PMSJB.

São João da Barra comemora 334 anos de fundação

Neste último domingo, dia seis, uma noite memorável no Palácio Cultural Carlos Martins comemorou os 334 anos da fundação da vila de São João da Praia, fato ocorrido no dia 06 de junho de 1676. A noite cultural “Nossa São João da Barra: criada ontem, evoluindo hoje e construindo o amanhã” teve encenação do grupo cultural “Sonho, amor e fantasia” de alguns dos principais fatos ocorridos na história do município, desde a criação da Capitania do Paraíba do Sul em 1536, passando pela chegada de um grupo de pescadores liderados por Lourenço do Espírito Santo em 1622. A construção da capelinha de São João (1630), a fundação da vila em 1676, a prosperidade portuária pelas águas do Rio Paraíba do Sul, a primeira visita do imperador D. Pedro II em 1847, a elevação à categoria de cidade em 17 de junho de 1850 e a profunda decadência também foram datas retratadas no evento.

Na ocasião, foi declamado pelo jovem Raphael Pereira um hino em homenagem a São João da Barra de autoria de Aloísio Faria e cantado o hino oficial, de autoria da maestrina Elza Maria Cajueiro Melo, por Gil Miranda e Charlene Gomes, tendo ao piano o jovem pianista Felipe Azeredo. Durante a execução do hino, o sanjoanense João Paulo Fernandes conduziu a bandeira municipal à panóplia das bandeiras estadual e nacional, completando o pavilhão.

A noite cultural ainda teve a benção do padre Gustavo Ribeiro e a declamação da poesia “Minha terra” de Nilse Lobato, na voz da professora Jurema Vieira. A dança é outro movimento cultural forte no município. Apresentaram-se a Bomgosto Centro de Danças com a coreografia “Chica Chica Boom” e a Academia Corpo em Movimento com a coreografia “Evolução”.

Um dos pontos altos da festa foi marcado pelo talento sanjoanense para a pintura. O artista Henys Pinto presenteou a prefeita Carla Machado com um quadro intitulado “São João da Barra e seus atributos” abordando na tela a bandeira do município e os principais setores econômicos como pesca, agricultura, turismo, petróleo e o Porto do Açu. O rico artesanato local estava exposto no evento, assim como os quitutes típicos da terra.

A música e o carnaval não poderiam ficar de fora. A sanjoanense Marinez Azevedo, que ganhou prêmios no famoso Concurso de Fantasia do Hotel Glória e este ano foi a vencedora no I Concurso de Fantasias de Niterói, sempre desfilando no carnaval de São João da Barra e nas escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro, teve a responsabilidade de representar o carnaval de sua terra, considerado o melhor do Estado do Rio de Janeiro. Coube a cantora Janine Gaia mostrar o dom musical do povo sanjoanense. Lene Moraes, com sua encantadora voz, fez um show musical para as cerca de trezentas pessoas presentes no evento.

A prefeita Carla Machado ressaltou a importância de se resgatar cada vez mais o patrimônio arquitetônico e cultural de São João da Barra. “Pela primeira vez estamos comemorando a data de fundação da vila. Isso é um marco. A nossa terra já esteve no auge do desenvolvimento também com um porto e depois entrou em decadência. Precisamos nos planejar para o futuro para que a sustentabilidade seja o principal foco de nossas ações. É preciso união neste momento”, frisa.

Carla acrescenta que em sua recente viagem à Europa para participar de um seminário binacional, ficou perceptível a credibilidade brasileira no exterior. “Senti-me orgulhosa por ser brasileira. E hoje o sanjoanense sente orgulho de sua terra, tem a autoestima elevada. O que antes falavam final de linha é a porta de entrada para o desenvolvimento da região, do estado e do país”, finaliza. *Matéria de Bruno Costa Jornalista

Nenhum comentário: