quinta-feira, 24 de junho de 2010

CAMPANHAS PARA SALVAREM BALEIAS NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM

Uma questão de participação e consciência...
Recentemente fui questionado no no blog, através de um comentário de um anônimo - que tomei a iniciativa de ignorar a publicação, até por sua ausência de consistência ideológica - de que participar de campanhas para salvar baleias, seria algo fútil, vazio e que eu deveria me preocupar com criancinhas que passam fome nas ruas ou então estejam desabrigadas em algum canto do país, bem como as árvores de minha cidade, que segundo ele, estão sendo retiradas à revelia, etc... É lamentável ver que pensamentos deste tipo ainda assolam à vontade na internet, sem qualquer parâmetro de uma análise global mais eficiente. Talvez o internauta, com tapa-olho, nos dois olhos, desconheça os grandiosos trabalhos de educação ambiental que eu participo com outros colegas, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos, como talvez desconheça também que este blog já fez campanhas em prol de variados hipossuficientes, ainda mais as criancinhas, que sempre necessitaram muito de nós. Recentemente, recebi uma nota de agradecimento do coordenador geral do "Projeto Sorriso", uma Ong Internacional que atua com médicos voluntários em cirurgias infantis de lábio leporino e palatino pelo mundo, por eu ter divulgado as ações deles, neste blog, no território nacional e o cronograma de cirurgias e consultas. Saber pejorar uma campanha é muito fácil. Não sei como as pessoas conseguem "postar" e questionar em comentário tão sem substância, por mais de cinco ou oito linhas e não conseguem, por outro lado, em quatro linhas ou menos, assinarem uma manifestação pacífica, colocando nome ,telefone e e-mail... Neste último caso as pessoas deixam de ser anônimas e viram cidadãos conscientes. Bom, de qualquer forma, estamos no ano da biodiversidade e da diversidade cultural e democracia é isso aí, pois posta quem quiser e eu também não sou obrigado a "engolir" qualquer fraco argumento, mas educadamente agradeço a participação do internauta anônimo, pois, de certa maneira está acessando meu blog e contribuindo para o meu crescimento, afinal de contas, a "teoria da árvore espetada" funciona mesmo, segundo um amigo meu que advoga na Assistência Jurídica de São João da Barra .
No mais, aproveito para deixar a minha admiração por baleias e mostrar que não estou sozinho nesta luta. Até breve...
Foto: Andre Pinto junto ao monumento das baleias, em Rio das Ostras - RJ
Foto: Alex Firme, também um defensor das baleias em São João da Barra, coordena a remoção de uma baleia filhote que apareceu morta na praia do Açu.
Foto: Denancir Fernandes, proprietária de uma pousada no Açu e também membro da ONG ambiental- SEDEP, lamenta o aparecimento de uma outra baleia morta na praia do Açu, São João da Barra.
Foto: Enilce Gomes, ambientalista de São Francisco de Itabapoana, monitora o aparecimento de baleias mortas na cidade vizinha e recolhe materiais genéticos para análises laboratoriais. Foto extraída do blog de Paulo Noel.

Um comentário:

Anônimo disse...

Infeslismente é esse mesmo tipo de mentalidade que atrasa o nosso país, quando se investe em cultura, música, esporte, meio ambiente se costuma fazer essse tipo de comparação.

Só com a educação proporcionado por todas essas áreas fará pupulação terá capacidade de raciocinar de forma mais solidária e inteligente a ponto de saber que viver em sociedade não é olhar pro seu próprio umbigo, mas perceber que vivemos no mesmo barco, somos fruto do que plantamos e o futuro depende de nossas ações no presente.