terça-feira, 23 de novembro de 2010

O BLOG GARGAÚ NEWS COM CAMPANHA DO "BARRACÃO É NOSSO"

"O BARRACÃO É NOSSO"

Telhado ruim, tábuas podres, cupins por toda parte, alicerce ruindo...
Nosso histórico patrimônio, símbolo de uma localidade outrora importante para o progresso da região, corre sério risco de vir a desmoronar. Não podemos cruzar os braços, precisamos cobrar e sensibilizar nossa comunidade, nossos políticos e o poder executivo para a importância em se preservar este patrimônio histórico, econômico e cultural de nossa região!!!! O BARRACÃO É NOSSO!!!! Visite: www.gargaunews.blogspot.com BARRACÃO DE GARGAÚ FICOU IMORTALIZADO EM OBRA ARTÍSTICA DE PERUANO, PARA O IBGE.
Gravura do Peruano Percy Lau. Quem teria sido o modelo "Muxuango" para a inspiração do pintor em meados da década de 1940, nas proximidades do Barracão de Gargaú?
Um dos meus artistas preferidos, que fez belas gravuras encomendadas pelo IBGE para uma publicação histórica, foi o Peruano Percy Lau. As suas gravuras, de um enorme Brasil, estão imortalizadas no livro "Tipos e Aspectos do Brasil" do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 1949, ao qual eu tenho um exemplar guardado com muito carinho. Percy fez gravuras de vários tipos do Brasil, mas o muxuango, por sua carcterística de desconfiado, é quem chama mais a atenção entre os outros desenhos da publicação (é uma opinião minha). Nota-se que na gravura do Muxuango, ele está próximo ao mercado de Gargaú, hoje pertencente à São Francisco do Itabapoana. O seu cão magro e seu jegue também tem destaque na gravura feita à nanquim. Na página 168 deste livro, temos os seguintes dizeres: "De acordo com ALBERTO LAMEGO FILHO, que estudou, sobretudo no livro intitulado Na Planície do Solar e da Senzala, (Livraria Católica, Rio de Janeiro, 1934, págs. 101-107) o "muxuango" vive disperso tanto nos areais que cobrem o trecho costeiro situado aquém e além da foz do Rio Paraíba do Sul, como na zona ondulada do município de São João da Barra que lhe fica ao norte. Daí para o sul, o tipo pode ainda ser encontrado mais ou menos com as mesmas características até as proximidades da cidade de Barra de São João." Livro do Acervo de Andre Pinto São João da Barra - RJ.

Um comentário:

Apareida e Urbano disse...

André, Gostamos muito das gravuras.
Mas estamos sentindo falta de seu nome nas reportagens da barca da Ciências. Sabemos que a barca segue para o Norte e Sul do Paraíba. Porém, admiramos muito seu trabalho e achamos que está faltando a "sua" parte nestas últimas reportagens.
Ah, adorei a reportagem sobre o Barracão de gargaú, já que minha MÂE era de lá.
Um abraço, Aparecida e Urbano