sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PRIMAVERA EM SJB - A VIDA EM MINIATURA OU NÃO...

Foto: Um pé de Pitanga e os detalhes de sua linda flor. Você já parou para ver um flor de Pitangueira? Se não, tente ver de perto a riqueza de detalhes. É por isso que naturalistas como o Príncipe Maximiliano de Wied Newvied e August Saint Hilaire, que estiveram em São João da Barra, por volta de 1815 e 1817, ficaram apaixonados com a nossa flora! Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Um pé de Ceriguela carregado em flor e com duas ceriguelas descobrindo o mundo real, na Chácara Dois Irmãos, em São João da Barra. Crédito da foto: Andre Pinto
Foto: Um pé da Laranja-da-Terra, em flor e em plena polinização! Crédito da foto: Andre Pinto
Foto: Um pé de Grumixama (a cereja brasileira) pronto para abrir em flores. É um espetáculo de perfume e o chão fica como se fosse um tapete branco!. Crédito da foto: Andre Pinto (Chácara Dois Irmãos , sede de SJB). Foto: Cajueiro-anão-precoce tendo na base de seu tronco um pé de abacaxi orgânico. O cajueiro nunca levou quaisquer tipo de veneno. Crédito da foto: Andre Pinto. (Chácara Dois Irmãos, sede, SJB). Foto: Fruta-pão. Com esta fruta eu faço muitas receitas. Já fiz bolo de bacalhau, bolo da atum, purê, doce de côco com fruta-pão, mingau, sopa, bata-frita, fruta-pão com leite etc. Cada escola no município deveria ter um pé de fruta pão! Veja aqui as receitas de fruta pão. Foto: Pés sesquicentenários de jabuticaba, estão se preparando para mais uma rodada da "pelota preta". Desce redondinha! Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Abacaxi pálido! Sim, é pálido porque não usa agrotóxicos, graças à Deus! Crédito da foto: Andre Pinto.
A CHUVA RENOVA A VIDA... Com as chuvas que chegaram nos últimos dias (finados), muitas árvores, através de suas brotações, deram o ar da graça, mostrando que novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, vai ser uma temporada de cores e sabores incríveis. Muitas vezes não temos tempo para admirarmos os detalhes que a natureza nos oferece e quando conseguimos, ficamos maravilhados com o que vemos!.
Agradecemos ao Senhor Jeová, mais uma vez pela abundância de alimentos! NO ANO de 2008 FOI ASSIM...
Foto: Jabuticabeira da chácara de André Pinto, CARREGADINHA!. Crédito da foto: Andre Pinto. CONHEÇA MAIS A CHÁCARA DOIS IRMÃOS, EM SÃO JOÃO DA BARRA http://andreambiental.blogspot.com/2009/01/andre-pinto-colhe-em-sua-chcara-urbana.html http://andreambiental.blogspot.com/2008/12/para-as-plantas-bons-resultados-com-as.html http://andreambiental.blogspot.com/2008/11/andr-pinto-cultiva-espcie-de-bambu-em.html

Um comentário:

Luiz Felipe Muniz disse...

Olá André, eu já estava lhe devendo um abraço e comentário...pois vi que andou postando alguns em meu blog e acabei não lhe agradecendo a presença e o chamamento.

Mas estas suas fotos me chamaram novamente a atenção para aquilo que amo de paixão: as árvores, as flores, os frutos... me fez relembrar de minha chácara em Balança Rangel - Travessão, da onde tenho andado afastado por compromissos inúmeros...mas muito saudoso e cultivando um sentido de culpa por este meio abandono da riqueza lá depositada.

Valeu, meu amigo André, pela dica de hoje com este seu post, definitivamente preciso cuidar mais desta dimensão maravilhosa que é a arte do cultivar!

Fique em paz e bom fim de semana!

Luiz Felipe Muniz de Souza