sábado, 13 de agosto de 2011

FRANGOS D`ÁGUA DERAM ESPETÁCULO NA LAGOA DE IQUIPARI, NESTE SÁBADO

LAGOA DE IQUIPARI - SANTUÁRIO ECOLÓGICO

Foto: Lagoa de Iquipari, neste sábado, 13/08/2011, com somente dois carros nas imediações. Foto de Andre Pinto

Foto: Com o mar agitado e o vento acentuado, não foi avistado nenhum carro traçado ou  pessoas na Praia de Iquipari, neste sábado, 13/08/2011. Foto de Andre Pinto.

Foto: A lagoa de Iquipari estava com águas transparentes. Foto de Andre Pinto

Foto: A Lagoa de Iquipari, neste sábado de sol, foi uma boa pedida de passeio ambiental. Foto de Andre Pinto

Foto: Apesar da estação do projeto TAMAR estar sem os ovos neste período,  as crianças simularam os importantes trabalhos dos tartarugueiros e biólogos no espaço. Foto: Andre Pinto. 


NÃO BASTA VOAR, TEM QUE MERGULHAR!

A Lagoa de Iquipari é um atrativo turístico e tanto, em nosso município. O local é de uma beleza ímpar e neste período do ano, não há o movimento absurdo que há no verão. Hoje, por exemplo, não tinha quase ninguém por lá. Carros de som, nem pensar!. Nestas horas de sossego da natureza é que presenciamos imagens de tirarem o nosso fôlego.

Com apenas a presença de uma família de turistas às margens da referida lagoa e a chegada da minha, em poucos minutos de caminhada ao redor da Lagoa pela face que vai em direção ao mar, pudemos observar os mergulhos orquestrados de uma curiosa ave (que já estava dentro d`água e só com o pescoço e cabeça de fora), que se parecia muito com um frango d'água. Ela deveria estar pescando nas margens da lagoa muitos alevinos e a água estava maravilhosamente transparente.

Depois de demorados mergulhos, provando o animal ter muito fôlego, ele emergia adiante, por quase quinze metros de distância do primeiro local avistado. Incrível! Os turistas ficaram apontando os dedos, gritavam de felicidade quando avistavam a ave novamente. A aparição do lindo bichano foi por volta das 15 horas e 30 minutos, onde a sua silhueta contrastava com a posição do sol. Infelizmente eu não consegui fotografá-lo, tanto pela distância como pela velocidade do mesmo. Em seguida, apareceram discretamente, outras aves da mesma espécie, mas foram se distanciando para a face sul da lagoa, seguindo em direção às diversas tabuas daquelas margens sinuosas.

Foi um momento inesquecível para mim e minhas filhas, memória pelo qual, nunca mais esqueceremos. Assim é a nossa querida São João da Barra. Quando menos a gente espera, sempre tem um fato ambiental para contar. Que a Lagoa de Iquipari continue assim por muitos e muitos anos!

Nenhum comentário: