sábado, 13 de agosto de 2011

AMAZÔNIA: GLOBO REPÓRTER FALTOU MENCIONAR UM SANJOANENSE DE RENOME INTERNACIONAL

SILVA COUTINHO - UM SANJOANENSE ADMIRÁVEL PELOS SEUS FEITOS NA AMAZÔNIA


O programa Globo Repórter, exibido nesta sexta-feira, mostrou lindas imagens da Amazônia brasileira e Peruana. Muitas comunidades e lugarejos interessantes, como Belterra - a "Fordlândia" brasileira, um local onde os americanos pretendiam produzir borracha para o mundo, foram mostrados na telinha.


Foi um programa muito bom de se ver, principalmente aqueles que gostam da natureza e das comunidades autóctones. Seria completo se mencionasse o cientista sanjoanense, Silva Coutinho.

O GLOBO REPÓRTER ESQUECEU DE SANJOANENSE...

Vale lembrar, que foi um sanjoanense de nome Silva Coutinho (João Martins da Silva Coutinho), que à serviço do Império, fez os primeiros levantamentos sobre os seringais da Amazônia, identificando terras altas para plantio da seringueira em grande escala na região dos Tapajós, bem como foi um dos primeiros cientistas a fazer estudos sobre o guaraná da Amazônia.

Não parou por aí. Silva Coutinho desenhou em primeira cartografia, a bacia hidrográfica dos Rios Madeira, Tapajós, entre outros ,além de ter demarcado a fronteira do Brasil com o Peru.

Outro aspecto interessante é que o sanjoanense Silva Coutinho, ainda conseguiu catalogar com outros cientistas (Harrt e Agassiz) quase duas mil espécies de peixes ainda desconhecidos do mundo científico, num período em que a selva oferecia grandes perigos e os recursos eram escassos.


Os interessados em receberem por e-mail uma apresentação em power point sobre a vida, obras e aventuras de SILVA COUTINHO na Amazônia, escrevam para mim em anlupinto@gmail.com (o arquivo é em torno de 2 megabytes).

Nenhum comentário: