terça-feira, 2 de agosto de 2011

PROCESSO EROSIVO DA PRAIA FOI CONTROLADO, AFIRMA ENGENHEIRO

Foto: Praia do Icaraí, em Caucaia, CE

A população da Praia do Icaraí, em Caucaia, no Ceará, está rindo à toa! A boa notícia vem do correspondente do Blog de Andre Pinto, o engenheiro especialista em dinâmica costeira, Dr. Marco Lyra, que já esteve em Atafona, São João da Barra, conhecendo o fenômeno erosivo da foz do Rio Paraíba do Sul, em dezembro de 2010. Segundo Lyra, depois da construção de um dissipador de energia Bagwall de aproximadamente 1.000 metros naquela belíssima praia nordestina, a vegetação rasteira começou a tomar lugar, as áreas de lazer ficaram mais aprazíveis e o ramo comercial e imobiliário voltou a ter o seu aquecimento de mercado valorizado.

Foram quinze anos vendo só tristezas e pedras espalhadas pela praia. Agora não. O povo está feliz com a limpeza, harmonia arquitetônica com o meio ambiente e a auto estima voltou a imperar no local, afirmou Lyra, por e-mail ao Blog de Andre Pinto.

Os atafonenses iriam gostar muito, se viessem vistar a Praia do Icaraí, pois é um exemplo de boa iniciativa para a redução dos impactos advindos do processo erosivo, afirmou Lyra.

Para ver outras fotos e conhecer melhor o projeto, visite o site do Marco Lyra em www.marcolyra.blogspot.com