sexta-feira, 19 de agosto de 2011

NEA/SEMASP TEVE REUNIÃO COM A TETRA PAK PARA PARCERIA EM PROJETO DE COLETA SELETIVA NA ESCOLA

ENSINO MUNICIPAL TERÁ ECO BAGS 
PARA PRODUTOS TETRA PAK


Foto: A Equipe do NEA/SEMASP esteve em reunião com o representante regional da TETRA PAK,  Paulo Ribeiro, nesta sexta-feira, 19/08/2011, na sala verde. Foto de Alex Lobato - SEMASP
                      LONGA VIDA AO MEIO AMBIENTE

O gestor ambiental da empresa TETRA PAK, Paulo Ribeiro, esteve reunido com a equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, na sala verde, nesta sexta-feira, 19/08, para conhecer o projeto COLETA SELETIVA NA ESCOLA, desenvolvido pelo NEA/SEMASP, SEMEC e União Norte Fluminense. Na oportunidade, tratou de assuntos ligados à formalização de parceria entre a Prefeitura Municipal de São João da Barra (SEMASP) e a TETRA PAK, empresa produtora das diversas embalagens longa vida, dispostas em vários produtos comercializados no mercado nacional e que, se descartadas indevidamente, acabam por poluir o meio ambiente.

Como forma de minimizar os impactos advindos do descarte de produtos TETRA PAK no ambiente, a empresa vem visitando vários municípios brasileiros no intuito de conscientizar a população para a coleta seletiva solidária, fornecendo iniciativas voltadas à sustentabilidade, geração de renda solidária, capacitação de multiplicadores ambientais entre outras atividades.



Entre as propostas de parceria que a empresa TETRA PAK  apresentou à equipe do NEA/SEMASP, estão a possibilidade de compra dos materiais reciclados (caixas longa vida) a serem estocados na Usina de Triagem de SJB, separados em fardos, agregando valor aos produtos, chegando-se à R$0,19 centavos o quilo, um valor de mercado bem acima dos valores comprados por outras empresas de reciclagem, pois a empresa TETRA PAK visa fomentar a coleta seletiva solidária, frisou Paulo Ribeiro, que cobre a área do Estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo e o Vale do Paraíba. 

Outra medida interessante apresentada pela TETRA PAK para o NEA/SEMASP foi a disponibilização de material de divulgação sobre a prática de coleta seletiva na escola e comunidades. Trata-se de um folder explicativo em papel reciclado e com linguagem fácil e objetiva. O NEA/SEMASP já conseguiu uma boa tiragem deste material para distribuição nas escolas.

INSTALAÇÃO DE PEV'S NAS ESCOLAS 

Ainda entre as medidas apresentadas pela empresa TETRA PAK ao NEA/SEMASP, está a instalação de ECO BAG'S nas escolas municipais, uma espécie de grande bolsa lavável e de fácil manuseio, onde todos da escola poderão colocar as caixinhas de tetra pak para serem recolhidas pelo caminhão de coleta seletiva na escola, da empresa União Norte, depois disponibilizadas em baias próprias, prensadas e enviadas  para serem recicladas.  

As escolas, de acordo com os trabalhos de educação ambiental continuados, se tornariam uma espécie de PEV, sigla que significa Ponto de Entrega Voluntária. Há vários casos de sucesso com a coleta de produtos tetra pak em PEV's escolares e a mobilização da comunidade, afirmou Paulo Ribeiro. Este é um passo importante para a mobilização da coleta seletiva nas comunidades do entorno, concluiu.

Na primeira semana de setembro, o NEA/SEMASP visitará a Tetra Pak sediada em Bonsucesso, no Rio de Janeiro, para conhecer de perto os produtos originados da reciclagem das caixinhas longa vida (telhas ecológicas, placas, etc), bem como trará para São João da Barra os ECO BAG'S e material de divulgação de coleta seletiva. A primeira escola municipal de SJB a receber o ECO BAG, será escolhida em comum acordo com a Secretaria Municipal de Educação de São João da Barra, para os próximos dias.