terça-feira, 9 de agosto de 2011

IIª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL DE SÃO JOÃO DA BARRA E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS



Foto: O Presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil, Felício Valiengo, com  o  Sub-secretário  Municipal de Meio Ambiente de SJB, Alex Firme, representando São João da Barra em evento regional. Foto de Andre Pinto

Foto: O Conselho Municipal de Defesa Civil de São João da Barra faz encaminhamentos periódicos para  aquisição de equipamentos de resgate e apoio, como os apresentados na foto acima. Crédito da Foto: Andre Pinto.

Foto: A Iª Conferência de Defesa Civil Municipal foi um sucesso. Em outubro de 2011, haverá a IIª Conferência. Foto: SECOM/PMSJB.
CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL DE SJB É REATIVADO COM PROPOSTAS OUSADAS PARA O MUNICÍPIO

O Conselho Municipal de Defesa Civil de São João da Barra fez a sua reunião ordinária nesta terça-feira, 09/08, na sala de reuniões do Gabinete da Prefeita Carla Machado, com um número significativo de conselheiros do poder público, entidades civis e convidados, para tratar de diversos assuntos, entre eles, a realização da IIª Conferência Municipal de Defesa Civil de São João da Barra.

O Presidente do Conselho de Defesa Civil Municipal de São João da Barra, Felício Valiengo, explanou aos presentes que o referido conselho tem sido elogiado por outros municípios por causa do desenvolvimento de suas atividades como a realização de conferências e encontros, criação de Câmaras Técnicas e participação em encontros regionais e nacionais ligados à Defesa Civil.

Uma das principais propostas deliberadas pelos (as) conselheiros (as) feitas nesta terça-feira, foi a de realizar a IIª Conferência Municipal de Defesa Civil, que deverá ocorrer em outubro próximo. Em debate da reunião, foi criada uma comissão para a organização da conferência bem como decidiu-se que a mesma terá tema voltado para as questões das mudanças climáticas e suas interferências na economia do município.

Felício Valiengo frisou ainda, que o tema vem muito de encontro à discussão das melhorias que foram feitas em São João da Barra no primeiro e segundo mandatos do Governo Carla Machado, exemplificando as obras de drenagem, dragagem, contenção do Rio Paraíba do Sul com o reparo do dique, instalação de estação meteorológica em diversos pontos, réguas de medição e outros equipamentos, muitas, em parceria como INEA, SEA e com verbas  do PAC-Drenagem, afirmou.

Uma outra medida importante, tomada pelos (as) conselheiros (as) nesta manhã, foi a de solicitar a criação um banco de dados voltado à informações sobre as questões de drenagem, dragagem, rede de esgoto, galerias pluviais, barragens,etc, onde as secretarias de Obras e Meio Ambiente serão comunicadas em ofício para encaminharem as benfeitorias em questão, em plantas e relatórios. Na Conferência, também pretende-se mostrar, em filmagem, as obras do governo municipal nos aspectos das intervenções positivas para adaptar o território sanjoanense às mudanças climáticas. 

A próxima reunião do Conselho Municipal de Defesa Civil, será no dia 19/09 às 9 horas da manhã em local a ser informado no site oficial da Prefeitura Municipal de São João da Barra.

Nenhum comentário: