quinta-feira, 25 de agosto de 2011

REDE ESTADUAL DE ENSINO RECEBEU ATIVIDADES DO NEA/SEMASP

Foto: O Técnico Ambiental e animador cultural, Luiz Henrique "Lulu", em dinâmica ambiental com os estudantes do CIEP Clóvis Teixeira, do Bairro Nova Brasília, em Campos dos Goytacazes. Foto: Andre Pinto.

Foto: Professoras participaram da dinâmica ambiental, no CIEP Clóvis Teixeira, em Campos. Foto: Andre Pinto.

Foto: O Técnico Ambiental, Luiz Henrique, mostrando como se planta um pé de caju nativo na mata. Foto de Andre Pinto.
Foto: O técnico ambiental, Marco Pacheco, faz uma abordagem sobre a coleta seletiva e chama a atenção para a  redução do consumo. Foto de Andre Pinto.

Foto: Andre Pinto fala da capacitação profissional e as futuras oportunidades da Região Norte Fluminense. Foto: Marco Pacheco.

Estudantes do CIEP Clóvis Teixeira, do Bairro Nova Brasília, em Campos dos Goytacazes, receberam a visita do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, nesta quinta-feira, 25/08, pela parte da manhã.

Na pauta do dia, muitas brincadeiras de cunho ambiental, palestras, bate-papos, exibição de filmes e uma performance ambiental mobilizadora. O convite partiu da direção do CIEP, pois queria conhecer de perto o trabalho do NEA/SEMASP de São João da Barra. A oportunidade foi concretizada, uma vez que a escola está desenvolvendo neste bimestre, temas relacionados à sustentabilidade, que são transversais e interdisciplinarse,  não tendo barreiras e fronteiras entre municípios vizinhos, estado, pais ou mundo.

Num período de duas horas e meia, os estudantes assistiram filme sobre coleta seletiva, cantaram canções ambientais, participaram de performance ambiental e ainda fizeram perguntas.

Para o NEA SEMASP, esta foi mais uma experiência positiva para o grupo e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Sá e o Sub-secretário de Meio Ambiente, Alex Firme, apoiaram a ideia de parcerias institucionais como esta.

A direção do CIEP Clóvis Teixeira gostou das apresentações, segundo informações da diretora Estér e professoras Paula e Valéria, que participaram ativamente do trabalho de educação ambiental não-formal. 


O NEA/SEMASP, em retribuição, fez o convite à direção para que os estudantes do Bairro Nova Brasília possam participar do Projeto Turismo Pedagógico - Estudo do Meio, que tem entre suas atribuições a visitação de atrativos naturais de São João da Barra com guiamento especializado. O agendamento será feito em breve, com a programação de visitação ao Pontal de Atafona e Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação. O CIEP providenciará ônibus e lanches para os estudantes e o NEA/SEMASP entrará com a disponibilização de guias e agendamentos nas instituições a serem visitadas.