quinta-feira, 25 de agosto de 2011

LIVRO DE JOÃO OSCAR NA FUNDAÇÃO ZUMBI DOS PALMARES DE CAMPOS DOS GOYTACAZES


Foto: Andre Pinto, em visita à Fundação Zumbi dos Palmares de Campos os Goytacazes. Foto: Marco Pacheco. 

Foto: Andre Pinto encaminhando exemplares da obra "A Saga de Um Herói Negro" de João Oscar, para o escritor e pesquisador Hélvio Cordeiro, da Fundação Zumbi dos Palmares de Campos dos Goytacazes, que vai estar em Moçambique em novembro próximo. Foto de Marco Pacheco.

RUMO À AFRICA!

Em contatos com o amigo escritor e pesquisador, Hélvio Cordeiro, em uma palestra ministrada por ele em São João da Barra para diversos estudantes do Colégio Estadual Newton Alves, sob a organização da professora Aparecida Amaral, tempos atrás, pude ter a notícia de que o nobre literato iria para Moçambique para participar de importante congresso da cultura afro-brasileira, com a missão de divulgar a história do Carukango, o príncipe dos escravos.

Combinamos naquele dia, de enviarmos também, para a importante missão, alguns exemplares do livro "A Saga de Um Herói Negro" do escritor sanjoanense João Oscar, para serem colocados na Biblioteca Nacional de Moçambique , além de alguns outros serem doados para autoridades Africanas, em novembro deste ano.

Assim está sendo feito. Hoje eu estive na maravilhosa Fundação Zumbi dos Palmares de Campos dos Goytacazes, onde autografei o livro "A Saga de Um Herói Negro" para o presidente da mesma, Sr. Jorge Luiz, tendo como intermediária a funcionária Tatiana. Aproveitei para deixar aos cuidados do Hélvio Cordeiro, dez exemplares da obra que deverão fazer o voo rumo à Africa daqui há três meses.

Será mais um continente em que a obra do escritor sanjoanense, João Oscar vai estar disponível para leitores de todo o mundo. Já existem obras de João Oscar na Biblioteca Nacional do Congresso Norte Americano, na Biblioteca Nacional de Lisboa, na Biblioteca Nacional de Cuba e agora , muito em breve, na Biblioteca Nacional de Moçambique!

Agradeço ao escritor e pesquisador Hélvio Cordeiro, mais este gesto de grandeza e carinho com a memória e obras do saudoso João Oscar. O Hélvio Cordeiro e seu filho Leandro Cordeiro, tem um maravilhoso blog que conta a história de Campos dos Goytacazes e que constam muitos projetos culturais. O endereço é www.institutohistoriar.blogspot.com

Hélvio está envolvido na programação e execução de uma das mais ousadas expedições deste século, ou seja, achar em definitivo o quilombo do Carukango, nas serras de Conceição de Macabu. Em algumas expedições já feitas por ele e outros estudiosos, já constataram vários indícios da presença de um quilombo nas proximidades da linda cachoeira amorosa. Autor do livro "Carukango, o Príncipe dos Escravos", Hélvio tem participado de diversos simpósios e congressos afro-brasileiros e está muito feliz pelo convite das autoridades africanas, pelo encontro que participará, em novembro próximo. 

Obrigado Hélvio!