quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

DELTA DO PARAÍBA DO SUL EM SÃO JOÃO DA BARRA É EXALTADO POR DINA LERNER

Ilustração do DRM : Por que se chama DELTA do Paraíba?
ARTIGOS SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL - Dina Lerner *
Patrimônio Natural
A noção de Bem Cultural tem como fundamento o conjunto de bens materiais e imateriais possuidores de significados que os tornam representativos da Cultura e da existência do Homem, onde o limite entre os produtos do homem e da natureza se confundem. Os ambientes da natureza possuem um equilíbrio dinâmico gerando sucessões de paisagens, no tempo e no espaço, que são apropriados a cultura do homem, muitas vezes tornando-se símbolo de nossa identidade.
A cidade do Rio de Janeiro não existiria sem o desenho de seus morros, suas florestas urbanas e suas praias; não poderíamos conceber Cabo Frio sem suas dunas brancas; Teresópolis sem o Dedo de Deus; Búzios sem seus costões rochosos e o azul do mar; São João da Barra sem a grandeza da foz do Paraíba do Sul;...a Baia de Guanabara sem a visão dos contrafortes da Serra do Mar.
No entanto, vivemos o resultado de um desencontro de nossos valores culturais ampliado pelo perda de imagens, ora concretas ora abstratas, suportes da construção da nossa memória. Absorvemos (com muita luta) a importância de preservar nossas raízes históricas, mas andamos profundamente desligados de nossas raízes com a Natureza.
Citando Diogo de Figueiredo Moreira Neto - A vida em sociedade gera necessidades coletivas que, com os processos de civilização, se tornam mais e mais exigentes. A satisfação dessas necessidades tem conduzido a humanidade a uma exploração predatória dos recursos naturais caracterizada pela irracionalidade e pela irresponsabilidade. A civilização está ameaçada e, não obstante, ainda é vaga a consciência do perigo. As decisões sobre a preservação do patrimônio natural são intrinsecamente políticas e determinam os vencedores e perdedores de recursos escassos. Os valores humanos que interpretam o ganho e a perda estão mal definidos.
Os ambientes naturais sobreviventes ao desenvolvimento das sociedades são hoje, por um lado, fruto direto do comportamento cultural do homem, documento vivo de nossa história e por outro, onde a ação antrópica não se fez sentir, documentos vivos da evolução biológica e geológica da terra.
Preservar a cultura da humanidade, significa hoje, mais do que nunca, conservar recursos insubstituíveis.
*Dina Lerner é ex-diretora do INEPAC e Arquiteta.

Nenhum comentário: