sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

INAUGURADO O BLOG PRÓ-MEMÓRIA DO POETA JOÃO OSCAR

Familiares do saudoso escritor, historiador, poeta, advogado e professor universitário João Oscar inauguraram em alto estilo, em Teresópolis-RJ, neste natal, o blog PRÓ-MEMÓRIA JOÃO OSCAR em homenagem ao grande ícone sanjoanense e teresopolitano, falecido em 06/06/2006.
Segundo Cecília Pinto (viúva de João Oscar), Luiz Alberto Pinto (primogênito) e Andre Pinto (caçula que reside em São João da Barra) a idéia do Blog é manter viva a memória de um dos homens mais importantes que a região fluminense já teve, por seus trabalhos ligados à historiografia de diversos municípios, romances, poesias, ensaios, crônicas, pesquisas sobre escravidão no Norte Fluminense, participações literárias e prêmios recebidos, entre eles o da Comenda Mérito Tiradentes dado pela ALERJ.
André Pinto (que é membro do Conselho Municipal de Cultura de S.J. da Barra ocupando a cadeira de Patrimônio Histórico) sendo o administrador do Blog junto com seu irmão Luiz Alberto (que reside no Rio de Janeiro), está feliz com a iniciativa, pois com a democratização da informática em S.J. da Barra, dada através de internet via rádio sob o importante Programa Municipal de Internet Livre - PROMIL - do Governo Carla Machado, tem a certeza que os sanjoanenses, em casa, nas escolas, lan-houses, poderão ter acesso aos trabalhos intelectuais, resenhas dos livros, poesias, fotos da vida pessoal e profissional do autor de "Apontamentos para a História de São João da Barra", "A Saga de Um Herói Negro", "E os Pássaros Voaram...", "Novos Poetas", "Juventude Vermelha", "Escravidão & Engenhos", "Subsídios Para a História de Teresópolis", "Meus Versos de Jovem", "Introdução à História Literária de São João da Barra", "Narcisa Amália - Vida e Poesia", "Curunkango Rei", "Síntese Cronológica da História de Teresópolis" entre outros.
O Governo Municipal da Prefeita Carla Machado (PMDB) fez muito pelo nome de meu pai - frisa Andre Pinto - tendo incentivado a produção do livro "A Saga de Um Herói Negro" da Francisco Alves Editora, que foi lançado no Café Literário em 2006, 20 dias depois do falecimento do autor e ainda o homenageou dando o nome de uma importante sala de arquivos históricos no recém-restaurado Palácio da Cultura Carlos Martins (antigo Grupo Velho onde João Oscar Estudou quando criança, tombado pelo INEPAC).
Teresópolis, a cidade em que João Oscar se destacou profissionalmente, também fez homenagem póstuma através da Associação Comercial e Industrial de Teresópolis - ACIAT - com a reedição do livro "Subsídios Para a História de Teresópolis", em maio de 2008, com o apoio de Rogério Féo e de Wanderley Peres, este último, editor chefe do Jornal "O Diário de Teresópolis", que passou recentemente, por nomeação do futuro Prefeito Jorge Mário, a ser o Secretário de Cultura de Teresópolis para a gestão 2009-2012.
Os familiares pedem que os visitantes do blog, que conheceram ou não João Oscar, deixem suas mensagens no link : http://www.poetasanjoanense.blogspot.com/ .
O que poderá ser visto no blog quando for totalmente concluído:
- Comentários dos amigos de João Oscar;
- Fotos pessoais e profissionais;
- Resenhas de suas obras;
- Entrevistas com João Oscar;
- Poesias;
- Crônicas;
- Passagens engraçadas do cotidiano;
- Currículo Profissional;
- Fotos das capas dos livros editados;
- Rascunhos de suas obras-primas;
- Gravações de áudio e vídeos sobre o escritor;
- Suas paixões: . Escudo de seus times prediletos : Vasco da Gama e Sanjoanense; Pescarias; happy-hour, etc.
- A versão de "Apontamentos para a História de São João da Barra" em arquivo PDF, para que todos possam ter em casa uma réplica do livro;

Nenhum comentário: