quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

SÃO JOÃO DA BARRA SOFRE COM ALTO ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO DO DIA 18 DE DEZEMBRO DE 2008

QUASE TUDO DEBAIXO D`ÁGUA...
No dia 18 de dezembro de 2008 São João da Barra presenciou uma de suas mais fortes chuvas já vividas historicamente por seu povo. Os meteorologistas já haviam alertado que a região sudeste do Brasil sofreria com as pesadas massas de chuvas e que, consideráveis danos aconteceriam, mesmo com a população em alerta para estes eventos e as Defesas Civis preparadas.
A partir das 17 horas as chuvas se intensificaram ainda mais, com muitos raios e trovões, pondo em alerta o monitoramento do dique do Viana que poderia se romper, nas imediações de Cajueiro. Segundo veiculado à noite pela Rádio Barra FM, através de um relato de um morador da localidade de Cajueiro ou Perigoso, faltavam naquele momento do dia, 40 cm para que as águas do rio Paraíba do Sul pudessem invadir o dique por sua parte mais alta e pudessem causar grandes danos como no anos de 2006 para 2007. Daí a tensão perdurou até aproximadamente 22 horas, quando as águas das chuvas começaram a parar.
Várias ruas foram alagadas na sede do município e em seus Distritos. As notícias que chegavam por rádio, telefone e e-mail eram as de que o 5º Distrito estava debaixo d`água. Atafona sofreu bastante com as águas pluviais que invadiram casas bem como lanchonetes na localidade conhecida como Baixada (casa de D. Elza e Lanchonete de Pepenha).
O proprietário deste Blog, Andre Pinto esteve na Defesa Civil e Captou imagens de uma reunião estratégica de ações emergenciais que estavam sendo tomadas na medida que os problemas chegavam ao conhecimento do centro de comando.
A Secretaria de Obras e também a de Meio Ambiente se mobilizaram para traçarem estratégias similares, tendo a frente dos trabalhos os Secretários Alexandre Stefan e Marcos Sá.
Vários voluntários iam se apresentando, inclusive, dei carona até a Defesa Civil, a um voluntário que é PM aposentado e que fez questão de colocar a sua experiência à serviço dos necessitados, tendo ficado no setor de rádiocomunicação, onde é especialista.
Um destaque que merece todos os louros foi a participação permanente da Rádio Barra FM na cobertura de eventos danosos como estes e a pronta ajuda aos que estavam, de alguma forma, sem condições para serem socorridos. Os locutores Willis, Emilsom Amaral e Renato Machado, este último à bordo do potente Barra Móvel (foto em anexo), se mantiveram unidos para darem informações em tempo real ao público ouvinte. Renato Machado, repórter experiente (assim como outros colegas de rádio), chegou até a se arriscar em ruas esburacadas e alagadas na busca de melhores informações e em atendimentos de telefonemas que eram repassados pelo âncora Willis, bem como ajudou aos que estavam em apuros.
O Coordenador da Defesa Civil Municipal, Felício Valiengo estava monitorando de lancha voadeira, juntamente com outros membros, a contenção de milhares de sacos de areia colocados no Dique do Viana, que vem sofrendo processo erosivo pelas fortes correntes do rio Paraíba do Sul (veja a matéria publicada sobre o dique neste blog). Valiengo também estava medindo o nível do Paraíba a cada instante e repassando informações ao aoutros colegas.
Prejuízos
Pode ser verificado na sede do município, através das fotos em anexo, que várias casas tiveram a invasão de águas pluviais ou das galerias destas, podendo destacar a Rua Barão de Barcelos, nas casas de Sandra Motta (funcionária da Secretaria Municipal de Planejamento) e Dona Nilce, que é moradora antiga da Rua Barão de Barcelos na altura da oficina do Zé Luiz e outras moradoras. Com água na altura de 30 cm aproximadamente, algumas moradoras não tiveram nem chance de levantarem seus móveis (fotos em anexo).
Citamos outras ruas atingidas como a Rua Dr. João Manoel Alves (Praça da Boa Morte), João Francisco de Almeida, Rua São João, Rua São Pedro, Rua lateral da Igreja de São Pedro, ruas do Bairro da Chatuba, entre outras.
Foto: Residência de Sandra Motta invadida por águas pluviais. (corredor) Foto: Residência de Sandra Motta e o prejuízo com materiais de construção que estavam no corredor e que foram molhados. Foto: Sandra teve dificuldades de levantar o móveis da sala , para não perdê-los com a água.Foto: Móveis suspensos na casa de Sandra Motta, já com água, na Rua Barão de Barcelos, centro.Foto: Sandra mostra que a água chegou ao primeiro degrau da escada de madeira.Foto: Porta da cozinha com a marca d`água na casa de Sandra Motta.Foto: Menino olha desolado as roupas molhadas na caixa de papelão...
Foto: Meninos e menina dão ajuda à Sandra Motta, para não ter mais prejuízo com as águas. (foto abaixo: sala toda molhada ainda)
Foto : Rua São João, em frente ao América Futebol Clube, recebendo apoio de carro coletor. Foto: Rua do Estádio de Futebol. Foto: Rua do Colégio Santa Bárbara.
Foto: Outro lado da Rua do Colégio Santa Bárbara.
Foto: Rua lateral a Escola Estadual Alberto Torres (em frente ao comércio de esquadrias)
Foto: Praça São Benedito, ainda em obras.
Foto: Rua São Benedito, onde houve mutirão para retirada de águas de uma casa.
Foto: Este é o reflexo do flash numa rua que só tinha água...
Foto : Praça São Benedito em direção à Panificação São Jorge.
Foto: Rua da Chatuba (que entra pelo Supermercado Líder). Detalhe da foto com a inscrição "apocalipse"
Foto: Rua São Pedro, que desce a BR 356 e passa pela Rua João Francisco de Almeida, na altura do Armazém de Dona Gessi (seguindo direto vai sair na casa de Ijael Rocha)
Foto: Rua João Francisco de Almeida na altura da Casa de Genaldo e Dona Sônia.
Foto: rua lateral da Igreja São Pedro que dá acesso ao supermercado irmãos Soares.
Foto: Bueiro da Rua do Rosário, transbordando muita água com pressão, na altura da casa do amigo Zé Rocha.
Foto: Beira do Porto, Rua do Rosário, com quiosque tomado por água do rio Paraíba do Sul. (em frente ao Zé Rocha)
Foto: Idem acima. (note-se que a água do rio chegou à guia do paralelepípedo, na lixeira)
Foto: Cais da Imperatriz com água do rio já vazando. (note-se água pela metade do cais)
Foto: Reunião estratégica de ações coordenadas da Defesa Civil Municipal, tendo ao comando do QG o competente Ricardo Sá e no comando geral o competente Felício Valiengo.
Foto: linda seria a foto se não fosse em momento de tensão. Centro Cultural Narcisa Amália.
Foto: Rua São Benedito tomada completamente por águas de chuva. Note-se o Cartório do 1º Ofício já com águas em suas portas, bem como o Fórum da cidade.
Foto: Rua São Benedito, parece Veneza...
Foto: Rua Barão de Barcelos. Foto tirada da Eletrônica São Benedito. (Vê-se ao fundo a casa de Cezinha da van)
Foto: Rua Barão de Barcelos, centro. A praça que está sendo urbanizada, em frente ao CIEP, ficou debaixo d`água.
Foto: O CIEP parecia um navio atracado à noite no mar...
Foto: Rua Barão de Barcelos. Intransitável...
Foto: Rua Coronel Cintra. Um fusca pensa duas vezes antes de atravessar o desafio... Como se chega à Delegacia?
Foto: Rua São Pedro. Em frente à Casa de Ijael Gonçalves Rocha (Casa à direita).

Nenhum comentário: