quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PORTO DO AÇU TERÁ QUE ASSUMIR AO PROGRAMA PORTO SEM PAPEL DO GOVERNO FEDERAL

2009 será o ano decisivo para implantação do Porto Sem Papel Texto publicado em 16 de Dezembro de 2008 - da Reportagem Porto Gente
http://www.portogente.com.br/ A Secretaria Especial de Portos (SEP) trabalha com a data de 31 de dezembro como limite para que os órgãos federais estejam integrados no Porto Sem Papel, criado com o objetivo de elaborar um novo sistema informatizado e integrar os agentes envolvidos nas operações portuárias. Na SEP, 2009 é considerado um ano decisivo no desenvolvimento do projeto porque, se nada der errado no ano que vem, o Porto Sem Papel será implantado em 2010. O prazo final foi confirmado ao PortoGente pelo assessor da diretoria da Codesp, Joaquim da Silva Marques Neto, durante o seminário Tecnologia da Informação Aplicada nos Processos Portuários, realizado na última sexta-feira (12). A Docas de São Paulo é parte interessada na questão porque o Porto Sem Papel será implantado, primeiramente, no porto santista, como projeto-piloto. Para completar, Joaquim trabalhou nos primeiros passos do programa, em Brasília.
"Teremos 12 meses de desenvolvimento para implantação em 2010. Trata-se de um programa de governo capitaneado pela Presidência da República, costurado diretamente em Brasília, por contatos diretos entre ministros e o presidente Lula. Hoje, há documentos que levam até 52 para ser liberados, mas no Porto Sem Papel tudo será mais ágil e dinâmico, bastando acessar a internet. Até mesmo por isso, a SEP teve a idéia, mas corre atrás junto com a Casa Civil”. Em 23 de setembro, o subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da SEP, Fabrízio Pierdomenico, tinha disse ao PortoGente que a fase de assinatura de acordos do Porto Sem Papel terminaria em 15 de outubro. Só que, devido à burocracia brasileira, este primeiro prazo acabou descumprido. No entanto, a SEP assumiu o compromisso de não atrasar os trabalhos e manteve o começo de 2010 como data-limite para o projeto entrar em operação. O Porto Sem Papel vai aperfeiçoar em cerca de 60% o desempenho das operações portuárias e reduzir em 25% o tempo de estadia das embarcações nos portos. Isso representa significativa diminuição de custos logísticos e maior competitividade frente ao mercado internacional. O presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Santos, Sérgio Aquino, acredita no sucesso do projeto. “O fato dele ser um programa de governo agiliza muita coisa, pois tentou-se fazer algo do tipo em Santos, porém a idéia esbarrou em alguns agentes. Esse modelo já é adotado em outros países do mundo, onde – vale destacar – existe o mesmíssimo conflito de idéias entre os agentes portuários. Só que, lá, os governos assumiram o papel de chefiar a situação e contornar as diferenças. Faltava isso no Brasil, mas pelo visto, estamos no rumo certo”.

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