terça-feira, 30 de dezembro de 2008

FESTA DE SÃO BENEDITO - INAUGURAÇÃO DA NOVA PRAÇA E SHOW

Foto: Igreja de São Benedito em dia de missa. Note-se que não havia nenhuma praça na frente da igreja, sendo um verdadeiro descampado. Fonte: Enciclopédia de Municípios Brasileiros - Acervo de André Pinto. PRAÇA ONTEM
Foto : Festa de São Benedito, em São João da Barra. Notam-se que não existia praça, não tinha o colégio Cenecista e existiam poucas casas ao redor da igreja. O que chama a atenção também é a vestimenta das meninas e senhoras bem como o movimento dos homens para erguerem o mastro do padroeiro. Fonte : Enciclopédia de Municípios Brasileiros - Acervo de Andre Pinto.
PRAÇA HOJE
(FOTO DE 01/01/09) - Crédito da foto : Andre Pinto
INAUGURAÇÃO DA PRAÇA SÃO BENEDITO EM 2009
No dia 1º de janeiro entraremos de pé direito no ano de 2009 com a inauguração da Praça de São Benedito, na sede de São João da Barra, que contará com a apresentação do show da banda Inimigos do HP, às 22 horas. Com a Praça em obras a todo vapor, receberá nova urbanização para melhoria da qualidade de vida dos moradores do entorno e população em geral.
Só em pensar que aquela região que abriga atualmente a Igreja de São Benedito e a Praça de mesmo nome foi uma área chamada de "Restinga da Velha Barbosa", que era, segundo os moradores mais antigos, uma área alagável e de restinga densa, nos traz uma idéia de quanto a questão urbanística transformou o local.
A HISTÓRIA DA PRAÇA SÃO BENEDITO
você sabia...
A Praça de São Benedito, em frente à Igreja de mesmo nome, antigamente era denominada de Praça Nova, pelos moradores. Até 1957, quando de nova reestruturação urbana promovida pela Prefeitura, era mais extensa de todas, prolongando-se até a rua Dr. Cordeiro, junto ao Posto de Saúde, e estendendo-se até a parte posterior da Igreja da Boa Morte. Foi urbanizada em 1972 pelo Prefeito Donato Barros de Menezes.
A HISTÓRIA DA IGREJA DE SÃO BENEDITO
você sabia...
Muito antes da edificação da igreja de São Benedito, já existia em S. João da Barra, desde cerca de 1730, uma confraria de devotos de santo dos negros, cuja imagem encimava um dos altares da Matriz.
Essa confraria ou irmandade comprou, em 1816, um sítio alagadiço na chamada "restinga da Velha Barbosa", em cuja parte mais alta e seca deu início em 13 de fevereiro de 1820, à construção de um edifício provisório para servir ao corpo da igreja.
Sua conclusão em alvenaria, com sólidas paredes de pedra e cal, foi efetivada em dezembro de 1839; nesse ano, o santo dos escravos foi solenemente conduzido para sua sagrada casa.
Duas importantes reformas foram feitas nesse templo : a primeira, em 1853, e a segunda em 1956, num empreendimento de seu esforçado zelador, Sr. Walter Silva.
As festividades em louvor de S. Benedito realizam-se nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Fonte:
"Apontamentos para a História de São João da Barra, página 56", do escritor João Oscar.
-------------------------------------------------------------
Curiosidades históricas:
- Dizem os mais antigos que nos fundos da Igreja São Benedito havia um cemitério de escravos e que, no momento da reforma da igreja, ao revolverem o solo dos fundos da mesma, foram achadas muitas ossadas de seres humanos.

Nenhum comentário: