terça-feira, 2 de dezembro de 2008

PROJETO TREM DAS CINCO EM SÃO JOÃO DA BARRA

Prefeitura de São João da Barra Secretaria de Comunicação Social Maurício Barreto 01-12-08 Cultura A partir deste sábado, dia seis, a Estação das Artes Derly Machado, em São João da Barra, irá reunir artesãos do município no projeto Trem das Cinco. Previsto para acontecer por todo o mês de dezembro, sempre aos sábados e domingos, a partir das 17h, o evento será um canal para a comercialização dos produtos artesanais e, ao mesmo, tempo, uma opção de lazer, já que várias atividades culturais serão desenvolvidas no espaço. Iniciando o projeto, haverá, no sábado, um tributo à cantora Clara Nunes, com espetáculo elaborado e executado pelos alunos da Universidade da Terceira Idade de São João Barra (Unitei). Simultaneamente acontecerá exposição de artes com o artista plástico Zalmir Marques. No domingo (07), estará se apresentando o projeto "Bate lata", da cidade de São Fidélis. Comandado pelo professor Jaime Araújo, o grupo é formado por crianças carentes que fazem sons musicais utilizando como instrumentos materiais reciclados, como cones, latas e canos PVC. O projeto terá continuidade nos próximos finais de semana de dezembro com apresentações de grupos gospel, exposição de trabalhos artísticos, desfile de moda com produtos confeccionados por artesãos locais, entre outros atrativos. "Deveremos reunir em torno de 150 artesãos, a maioria integrantes do projeto Artesanato é a Nossa Cultura, que terão mais uma oportunidade para a comercialização de seus produtos", explica a coordenadora da Estação das Artes Derly Machado, Vânia Pantoja. Além da venda dos produtos e do calendário cultural, haverá, nas noites em que o projeto estiver sendo desenvolvido, de acordo com a coordenadora, opção de gastronomia, através da Estação dos Caldos, e uma tenda denominada Camarim, foto maluca, onde as pessoas poderão ser fotografadas com vários adereços, com as fotos serão reveladas na hora.
INAUGURAÇÃO Inaugurada no dia 04 de julho de 2008, a Estação das Artes Derly Machado se tornou mais um ponto turístico e cultural do município. O nome do espaço é uma homenagem à Mainha, mãe da prefeita Carla Machado, falecida em fevereiro de 2008. Receberam homenagem também, Coriolano Henriques que deu nome à Galeria de Artes, Braga Neto que deu nome ao Centro de Arte Regional e Joaquim da Câmara Pavão que deu nome à Gerência Administrativa. O local, antiga Estação Ferroviária e onde recentemente funcionava a Delegacia e o DPO, foi adquirido pela municipalidade para fomentar o artesanato e artes em geral produzidos com o talento sanjoanense.
HOMENAGEADOS DERLY MACHADO DOS SANTOS – nascida em São João da Barra em 14 de maio de 1933. Formou-se professora e atuou, por muitos anos, no Jardim de Infância do Instituto de Educação Aldo Muylaert (Iepam). Casou-se com Ronaldo Carlos Marques dos Santos, com quem teve três filhos. Carla Maria, Carlos Frederico e Carlos Guilherme. Sempre esteve cercada de política e foi uma líder afetuosa. Seu irmão, Durval Machado, foi eleito vice-prefeito e chegou a ocupar o cargo de prefeito de São João da Barra. O cunhado José Pinto foi vereador da cidade por diversos mandatos. Seu irmão, Domires, também foi vereador. Em primeiro de janeiro de 2005, Derly teve a felicidade de acompanhar a filha em sua posse como prefeita e de vê-la assinar o mesmo livro que registrava a assinatura de seu irmão, e veio a ocupar a pasta de Promoção Social. Uma mulher de estatura pequena e aparentemente frágil, jeito meigo de falar e um sorriso sempre estampado na face, Derly Machado, a Mainha, conquistou milhares de admiradores e amigos em vida.
BRAGA NETO – artista sanjoanense, autodidata. Sua pintura primitiva, também chamada naiff, infelizmente não sobreviveu para a posteridade, no entanto seus contemporâneos ainda guardam na memória suas telas repletas de barquinhos embandeirados nas festas de São João, suas quadrilhas, fogueiras, enfim seus diversos motivos folclóricos de um colorido invulgar.
CORIOLANO HENRIQUES – filho de José Henriques da Silva nasceu em São João da Barra, em 07 de dezembro de 1893. Foi dos mais completos artistas sanjoanenses, carnavalesco, cenógrafo e figurinista de teatro, autor teatral, pintor, ator, compositor e poeta. Sua arte sempre carregada de expressão e paixão encantava ao povo sanjoanense e aos que tinham o privilégio de conhecer Cori em seus diversos ofícios culturais. Coriolano era autodidata e deixou além de vastíssima obra vários seguidores de seu oficio de artista múltiplo e extraordinário.
JOAQUIM DA CÂMARA PAVÃO – completa a tríade artística sanjoanense. Nascido em S.J. Barra em 12 de agosto de 1864 e falecido em 1926, foi funcionário publico responsável pelo cemitério da cidade. Tinha ainda uma empresa funerária, numa época em que os velórios eram verdadeiras festas de despedida com decoração nas casas e carroça para o féretro com cavalos emplumados. Também artista completo, Pai Dedé, como era chamado era pintor, carnavalesco, responsável por desfiles de carroças com gigantescas alegorias. Fundador do Grêmio Teatral Filhos do Progresso que em 1906 inaugurou o teatro São João com a peça "O Emigrado". Fundador do Clube Democrata cuidava de todas as festas e eventos da cidade em fins do século XIX.
PRÉDIO HISTÓRICO A Antiga Estação Ferroviária, provavelmente construída na década de 10, foi um passo importante na época para o novo tipo de transporte que despontava, a ferrovia. O lado negativo foi a decadência total do porto de São João da Barra, importante meio econômico do município, que o levou ao auge em meados do século XIX. A Leopoldina Railway, empresa inglesa, era a gestora de toda essa rede ferroviária que foi desativada no fim da década de 50 devido à política de transporte brasileira, influenciada pelo neoliberalismo norte-americano, privilegiando as rodovias como forma de fomentar a venda de carros, pneus e acessórios.

Nenhum comentário: