sexta-feira, 31 de julho de 2009

ANDRE PINTO CONFERE EM CASCAIS (S. PEDRO DE ESTORIL), PORTUGAL, O SUCESSO DO WIND PARADE DAY

Foto: O pôr do sol nas estradas de Portugal, que no verão cai às 21 horas, tem sempre a presença de eólicas paa serem apreciadas. Foto: Andre Pinto. Foto: Andre Pinto na foz do rio Tejo, nas imediações de Cascais, Portugal. Foto: Andre Pinto na famosa "Garganta do Diabo" em Cascais, Portugal.
Foto: Eólica (em miniatura) pintada por alunos que participaram do "Wind Parade Day" em Cascais. Crédito : internet.

Estive em Cascais fazendo turismo e pude visitar no caminho (S. Pedro do Estoril) a exposição no Centro de Interpretação Ambiental de Ponta do Sal, que foi muito legal.

Foi o seguinte: A Câmara Municipal de Cascais e a Agência Cascais Energia, em Portugal, organizaram neste verão, a partir de 10 de Julho, várias ações e atividades alusivas à temática do vento, no âmbito do "Wind Parade Day".

Uma das ações interessantes que eu achei foi a inauguração de sete turbinas eólicas no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal. Estas turbinas estarão expostas no local durante seis meses, sendo posteriormente oferecidas a instituições de solidariedade social daquele Distrito. Uma das turbinas está decorada com o desenho vencedor do concurso “Pinta a Tua Turbina”, lançado às crianças das escolas do 1º ciclo e do Ensino Pré-escolar do Distrito de Cascais. O desenho vencedor foi seleccionado a partir de 20 desenhos finalistas, realizados originalmente em réplicas das turbinas reais. Segundo pude ver, o objectivo deste encontro era valorizar a produção energética em Cascais a partir de energias renováveis, e provar que o cidadão comum e as famílias podem transformar-se em produtores e vendedores de energia à própria rede pública, a partir da instalação de micro-turbinas eólicas nos lares, à semelhança do que já se tem em outros países.

EM BREVE NESTE BLOG: ANDRE FAZ O CIRCUITO DAS EÓLICAS EM PORTUGAL !

Nenhum comentário: