quarta-feira, 29 de julho de 2009

ANDRE PINTO VISITA SUA AMIGA ATLETA DOS VETERANOS DO CLUBE DO BENFICA EM PORTUGAL

Foto: Andre Pinto (de uniforme do Benfica - vermelho) segura junto com sua amiga Elza o livro de 100 anos do Clube Português do Benfica, com muito orgulho.
Foto: A minha amiga Elza já esteve em São João da Barra anos atrás para conhecer nossa cidade e hoje reside no tradicional bairro da Lapa em Lisboa, onde há botecos maravilhosos que servem a famosa "pitinga com arroz e azeite" e o bom vinho português. Ah, que saudade... Nestas férias visitei uma grande amiga da família que trata-se de minha amiga Elza. Ela é torcedora do Benfica de Portugal e se não bastasse, foi atleta profissional deste clube por 40 anos fazendo patinação artística, jogando basquetebol e também ginástica olímpica! As suas fotos de moça e com vigor atlético aparecem em várias páginas do livro dos 100 anos do Clube do Benfica! Um orglho só! Ela só reclama um pouquinho porque não pediram autorização a ela para publicar suas fotos e nem sequer lhe deram uma espécie de Royalties! Mesmo assm está feliz! Está muito feliz com a contratação do brasileiro Ramirez para jogar no Benfica. A Elza e eu estávamos de vermelho nas fotos que minha mãe tirou! Uma beleza! Agora em Portugal sou o Benfica! Veja a história do Benfica tirada da internet:
O HINO:

“Ser Benfiquista é ter na alma a chama imensa que nos conquista e leva à alma a luz intensa do sol que lá no céu risonho vem beijar com orgulho muito seu as camisolas berrantes que nos campos a vibrar são papoilas saltitantes”

Um bocadinho de história...

Não há dúvidas que o Benfica é um dos maiores clubes desportivos, entretanto, a única é sobre a sua fundação. Porque o clube tem esse nome, sendo fundado em Belém? Bastante simples. O Benfica é resultado de uma união, um casamento entre clubes. Em 1904, nasceu um clube desportivo com as mesmas características do Benfica actual, mas com o nome de “Sport Clube de Belém”. Os atletas do “Sport Clube de Belém” usavam o vermelho e o branco (que significam a vivacidade e a alegria) e tinham como símbolo a águia. Infelizmente, os jogadores abandonaram o clube para reforçar a equipa do recém-nascido “Sporting Clube de Portugal”. Então, em 1908, o Sport Clube de Belém resolve juntar-se ao Sport Lisboa. Assim, nasceu o Sport Lisboa e Benfica.

Curiosidade: Foi precisamente no dia 28 de Fevereiro de 1904 que o Benfica foi inaugurado. A sede ficava na “Farmácia Franco”, pois acima moravam as famílias que adoravam o desporto. Naquela época, os termos que se usavam no futebol eram todos em inglês, por isso o nome “Sporting”. Devido à cor do uniforme, os jogadores do Benfica são conhecidos também como “encarnados”.

Bem, no emblema do clube, a águia segura uma faixa que está escrito em latim “E Pluribus Unum”. Sabes o que isso quer dizer? “Todos Por Um”, pois o Benfica é uma equipe e os jogadores devem estar unidos para vencer. É um trabalho de cooperação e nunca individual.

No que diz respeito às modalidades desportivas, o Benfica não se destacava somente no futebol, mas também no Ciclismo (destaque-se o nome de José Maria Nicolau), Atletismo, Hóquei, Rugby, Natação e o Pólo Aquático. Hoje, há várias outras modalidades como ginástica e até mesmo capoeira.

O ano de 1954 foi muito importante para a história do Benfica, pois é inaugurado o grandioso Estádio da Luz, o maior de Portugal e por muitos anos foi um dos maiores do mundo. O Estádio a Luz é conhecido pelos benfiquistas como “A Catedral”, pois é o palco onde o espetáculo maior acontece, ou seja, o jogo.

Curiosidade: O antigo “Estádio da Luz” foi demolido para abrigar a nova Catedral, em virtude do Euro 2004. O novo Estádio da Luz é um complexo desportivo que tem capacidade para abrigar 65 mil pessoas, piscina, pistas de atletismo, ginásios, cortes de ténis, balneários, campos de treino e salas de imprensa. A obra foi concluída no final de 2003 e será o palco de cinco jogos do Campeonato da Europa de Futebol, sendo a final, o mais importante, no dia 4 de Julho.

Uma das coisas que mais distingue o Benfica dos outros clubes é a paixão que desperta por todo o mundo. Em qualquer parte do mundo, onde há uma comunidade portuguesa tem uma Casa do Benfica, onde todos se juntam para ver futebol e confraternizar. Nas Casas do Benfica no mundo todo há sempre festas, reuniões, almoços, festivais de música com as “Noites de Fado” que são sempre divulgadas pela RTP Internacional.

Casas do Benfica no Mundo: - Africa – Angola e Africa do Sul; - América – Estados Unidos e Canadá; - Europa – França, Suíça, Alemanha, além de mais de cem Casas do Benfica em Portugal.

Além das Casas do Benfica, há as Filiais que estão presentes na Suíça, Luxemburgo, Inglaterra, Angola, Canadá e Guiné-bissau.

Curiosidade: Desde os tempos do Sport Lisboa até aos dias de hoje, o Benfica teve 33 presidentes da Direcção. Alguns foram mais importantes do que outros, porém todos fizeram o melhor para que o clube estivesse onde está agora.

Vencer e conquistar títulos

O Futebol é a jóia da coroa do Benfica. É através do desporto que se atrai mais adeptos ao clube. As vitórias mais importantes do Sport Lisboa e Benfica são:

Palmarés Nacionais: - Campeonato Nacional – 30 vezes campeão; - 23 vezes campeão da Taça de Portugal; - Super Taça – 3; - Campeonato de Lisboa – 10; - Taça de Honra – 18 vezes campeão.

Palmarés Internacionais: - 2 vezes campeão da Liga da Taça dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões; - 7 vezes vice-campeão europeu; - Vice-campeão taça UEFA; - Campeão da Taça Latina e da Taça Ibérica.

Outra notícia muito importante e que comoveu o povo português foi a morte do avançado do Benfica, Miklós Feher, de 24 anos, num jogo contra o Vitória de Guimarães. Após um cartão amarelo, o jogador caiu no relvado e, infelizmente, faleceu. Uma grande perda para os benfiquistas.

As estrelas do relvado

O Benfica teve grandes jogadores que fizeram a História do clube. Vamos destacar alguns nomes que tiveram uma certa relevância nesses anos todos. Dos grandes nomes do passado temos Eusébio, José Águas, Nené, Fernando Chalana, Humberto Coelho e Toni. Dos novos que brilharam e brilham no Benfica temos Rui Costa, Simão Sabrosa e Nuno Gomes.

Nenhum comentário: