sexta-feira, 10 de julho de 2009

SÃO JOÃO DA BARRA TERÁ TRADICIONAL CAVALGADA NO DIA 26/07/09

FOTO: A cavalgada é uma tradição sanjoanense. Apresentação da guarda do Clube Democrata na praça principal de São João da Barra. Fonte: Oscar, João. Apontamentos para a História de São João da Barra.
13ª CAVALGADA SANJOANENSE
Dia: 26/07/09 Saída: Domingo, Local: Clube Chinês 26/07 horário: 07 horas (Com café da manhã incluso) Na chegada: churrascão, com forró de Vaval Ferreira e locução Igor Ferraz na cavalgada pela cidade. Apoio: PMSJB Ingresso: Aquisição de camisa do evento no Escritório Contábil Cardoso e Souza, na Rua dos Passos Tel: (22) 2741-4836 Esta é sem dúvidas uma atração inesquecível em São João da Barra! Todos os anos um grupo seleto de cavaleiros de primeira grandeza promove um encontrão com os criadores de cavalo da planície sanjoanense que passeiam pela cidade em ritimo cadenciado movidos ao som de um trio elétrico e acompanhados por centenas de charreteiros e carroceiros que dão o brilho do evento. É espetacular mesmo! Sendo uma tradição sanjoanense dos tempos em que os jesuítas andavam pelas restingas em cavalos, em que a guarda nacional veio para a vila de São João da Praia para montar vigílias montadas, das histórias das cavalgadas do Sá e dos Coelhos no 5º Distrito e também com relação à guarda de honra dos clubes Democrata e Operários nos períodos carnavalescos, a cavalgada persiste atualmente em seus costumes nas mãos de pessoas que amam o território sanjoanense, podendo citar os amigos contadores Ivaldo e Augusto que organizam com maestria todo o aparato para recebimento dos peões na sede do município. Em conversa com Ivaldo, em outras ocasiões, ele me disse que a idéia era a de reunir os amigos cavaleiros para pequenos passeios na cidade em período festeiros, mas a coisa foi crescendo e tomando um ar de "associação" e logo em seguida estourou na moda do povo da zona rural como um evento anual dentro do calendário turístico da cidade. Montou-se então a Associação dos Cavaleiros de São João da Barra! A exemplo de outras cidades que fazem eventos de cavalgadas, São João da Barra tem fortes tendências para se criar um roteiro de turismo rural com a cavalgada tradicional e isso acaba divulgando o município em outras regiões. Há de se levar o evento para o lado do profissionalismo que merece, pois ele é muito bem organizado a cada ano que passa e tem a adesão do povo sanjoanense que sai de suas casas e assiste das esquinas o belo espetáculo de ver passar a galera de chapéu de vaqueiro, berrante numa mão e uma cervejinha gelada na outra! Na verdade é uma grande família! O som ensurdecedor do trotar dos diversos cavalos chama a atenção de quem está em casa e é muito show assistir ao evento, sendo melhor ainda participar do mesmo. Tem queima de fogos e queima de churrascão no final da trotada, êta "Muxuangada " bôa, sô! Com o apoio da Prefeitura Municipal de São João da Barra, ainda há um mega sorteio no final do percurso! Tudo vale a pena!
Adquira já a sua camisa de peão, senão tu vai comer poeira!!!
Clique na matéria abaixo para saber mais sobre trilhas e cavalgadas no Estado do Rio de Janeiro: ESTADO GANHA PROGRAMA ESTADUAL DE VIAS VERDES PELO TURISMO ECOLÓGICO

ESTADO GANHA PROGRAMA ESTADUAL DE VIAS VERDES PELO TURISMO ECOLÓGICO
O Estado do Rio acaba de ganhar o Programa Estadual de Vias Verdes, destinado ao fomento do turismo ecológico e rural à margem de vias férreas em desuso, cursos d’água, represas e estradas vicinais em sítios de expressivo interesse turístico, cultural, histórico, ambiental e de lazer. O programa foi instituído pela Lei 5.481/09, sancionada pelo governador Sérgio Cabral e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo desta segunda-feira (22/06).

Nenhum comentário: