quinta-feira, 9 de julho de 2009

"CARUKANGO - O PRÍNCIPE DOS ESCRAVOS" É SUCESSO EM NOITE DE AUTÓGRAFOS NA 50ª EXPOAGRO DE CAMPOS

FOTO: A excepcional capa do livro já dá o tom da magnífica obra!!! FOTO: A estrela da noite, Hélvio Cordeiro e Andre Pinto, que representou a família de João Oscar e o Conselho Municipal de Cultura e a Prefeita Carla Machado que está na China. FOTO: Hélvio Cordeiro em noite de autógrafo, com muito entusiasmo. FOTO: Andre Pinto com sua filha Eloína, neta de João Oscar. FOTO: Momento de muita emoção e lembranças de João Oscar. FOTO: Maysa Inês e Andre Pinto no estande da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. ------------------------------------------------ Começo esta matéria mencionando o maravilhoso autógrafo que me foi dado pelo querido autor de "Carukango - O Príncipe dos Escravos", Hélvio Cordeiro: "Para o filho de meu ídolo da escrita da história, Andre Pinto, um abraço e um agradecimento do autor. Hélvio Gomes Cordeiro Campos, 08/07/09" ------------------------------------------------ A noite desta quarta-feira, 08/07/09, foi uma noite de fortes emoções para os presentes ao lançamento da importante obra literária "Carukango - O Príncipe dos Escravos", de autoria do querido historiador Hélvio Cordeiro! Tudo estava perfeito! Quanta gente legal, ótimo serviço de buffet, recepcionistas atenciosas, escritores regionais renomados no Brasil e no exterior, sorrisos estampados nas cultas faces dos admiradores do trabalho historiográfico do Hélvio, que exaltou o Rei dos Escravos - o Carukango. Fui recebido carinhosamente pelo autor, que não parava de dizer aos seus convidados da noite, que eu era filho do João Oscar, que o havia "contaminado" com a busca incessante de mais informações sobre a vida do Carukango! Que legal!!! Vi o filho de Hélvio ao lado dele dando todo o apoio e recebendo os convidados e aí lembrei-me dos momentos em que estava junto com meu "Véio" nos lançamentos de seus livros! Que cena linda! São momentos como estes que nos dão ânimo a produzir coisas boas para o mundo! O Hélvio se imortalizará com esta obra - que já comecei a devorá-la ontem mesmo - e deixará muitos bons frutos, pois o seu filho também tem "veia" de pesquisador e vai longe, assim como o pai! Parabéns Hélvio! Muito obrigado pelo convite feito e pela recepção, que não tenho aqui nete momento, palavras para traduzir e expressar o quão grandioso fostes conosco!!! Eu falo "conosco", porque você mencionou o meu pai em sua obra ,de uma forma tão lisongiosa, que eu fiquei até meio que encabulado! Eu tinha que estar aí mesmo com você meu amigo!!! São coisas inexplicáveis!!! Se meu pai fosse vivo, seria um encontro maravilhoso, um verdadeiro "ato ecumênico" em prol do resgate da memória do Carukango!!! Mas fico feliz de meu pai ter te contagiado com a "febre" da investigação histórica e científica! Estou adorando sua obra! Para se ter idéia, o Observatório Humano Mar (veja comentário na matéria anterior ,neste blog, sobre o lançamento do seu livro) já está interessado em fazer um documentário sobre a história de Carukango!!! Vamos adiante nisso meu amigo!!! Fiquei muito emocionado pelas palavras colocadas em sua obra sobre o meu pai e isso nos torna pessoas mais confiantes e seguras, sabendo que o trabalho de João Oscar não foi em vão, não está sendo esquecido e está sendo citado como fonte fidedigna. Me arrepio quando em seu livro você coloca: "Então, recomecei a pesquisa e, por pura coincidência e acaso do destino, o meu amigo Carlos AA Sá, da Casa de Cultura Zé Henriques, de São João da Barra, me presenteou com o livro de João Oscar chamado "A Saga de Um Herói Negro", que foi a mesma coisa que ganhar de presente um tesouro." Em outra parte da obra, que menciona a ligação de Carukango com o Tigre da abolição, quero agradecer de público à você, amigo Hélvio Cordeiro, a citação sobre a obra de meu pai João Oscar, intitulada "A Saga de Um Herói Negro"; São essas atitudes honrosas que nos fazem suprir a dor de uma perda de um pai querido como foi o meu. Muito obrigado mesmo, em nome de minha mãe Cecília Pinto e em nome de meu irmão Luiz Alberto Pinto. Cada citação feita é como se recebêssemos um beijo de meu pai! Sucesso sempre!!! Hélvio, quero que nossa amizade seja tão duradoura como foi a sua com meu saudoso pai. Até breve, meu amigo!!! Andre Pinto

Um comentário:

Anônimo disse...

GENIAL!
ELZA.