sexta-feira, 31 de julho de 2009

IMPORTANTE PROJETO DE CULTURA DO ABACAXI SANJOANENSE PRESTA SUAS CONTAS À SOCIEDADE

JustificarFoto: Dr. Pedro Nilson faz o balanço do projeto para a sociedade no Auditório Municipal "Sarur Dauaire" no centro da cidade.

Prefeitura de São João da Barra

Secretaria de Comunicação Social

Fabricio Berto

30-07-09

Prestação de contas Projeto de Modernização

da Comercialização da Cultura do Abacaxi em SJB

O Comitê Gestor do Projeto de Modernização da Comercialização da Cultura do Abacaxi em São João da Barra participou, nesta quinta-feira (30), no Auditório Municipal, de uma reunião técnica e de prestação de contas do projeto implantado em parceria entre a prefeitura local e o Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria de Programas Regionais.

Segundo o secretário de Agricultura e presidente do Comitê Gestor, Pedro Nilson Alves Berto, o encontro foi importante para realizar uma apresentação técnica das etapas de campo prevista no programa objetivando a introdução de novas tecnologias para produção de frutos de qualidade e, consequentemente, melhoria da renda para o produtor rural.

Para o gerente da Mesorregião do Itabapoana, do Ministério da Integração Nacional, Breno Figueiredo, a intenção do Ministério é dar continuidade ao convênio que encerra em janeiro de 2010 visando futuramente construir um Packing House para separação, classificação e embalagem das frutas para o comércio e uma central de comercialização visando garantir o escoamento da produção através da integração das associações, cooperativas e produtores.

De acordo com o assessor técnico do Grupo Executivo de Agroindústria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Ronaldo Nogueira Martins, antes de o projeto ser implantado foi encontrado diversos problemas nas lavouras de abacaxi do município, como, por exemplo, o sistema de produção inadequado (espaçamento e mudas de péssima qualidade).

“Hoje estamos mudando o espaçamento para linhas duplas, monitorando a qualidade de mudas, aumentando o percentual de produção do fruto grande e organizando a comercialização através da Central de Negócios utilizando a metodologia do Sebrae de forma associativa”, disse.

Participaram da reunião o gerente geral do Projeto Frutificar, da Secretaria de Estado de Agricultura, Ronaldo Soares, o coordenador do Programa Frutificar, Norton Naldi Filho, o técnico do Frutificar, Rodrigo Araújo Pacheco, a consultora do Sebrae, Greiciani Pimentel, o responsável pelo programa Agronegócios do Sebrae/RJ, Lídia Espíndola e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário.