quarta-feira, 29 de julho de 2009

ANDRE PINTO FAZ ENOTURISMO NA PENÍNSULA IBÉRICA

Foto: Uma parreira se escora num pé de pinheiro silvestre, na região do Douro, em Portugal. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Andre Pinto saboreia a uva orgânica portuguesa (sem veneno!). Crédito da foto: Andre Pinto. Foto: Rio Douro e as embarcações que antigamente transportavam as pipas provenientes das serras do Douro. Crédito da foto: Andre Pinto. foto: Andre Pinto , tendo ao fundo o rio Douro, que não é poluído e o cais da ribeira - grande atrativo para apreciar as construções típicas do Porto. Foto: Sala de provas de vinho da cave de SANDEMAN, em Gaia, Portugal. Foto: Andre Pinto troca informações com técnicos em enoturismo da cidade do Porto em Portugal. Foto: Andre Pinto sobe o rio Douro para conhecer as famosas vindimas de Portugal. Foto: As famosas pipas envelhecem enquanto exalam forte aroma de vinho e aguardente. Foto: A cave SANDEMAN oferece degustação de vinho tinto e branco para os turistas. Fotos: Barricas onde são verificadas as concentrações de fermentação dos vinhos. Foto: Guia em enoturismo com vestimenta à caráter fala da origem da SANDEMAN aos visitantes.
Foto: Andre Pinto visita várias caves na vila de Gaia, próximo à cidade do Porto em Portugal e entre as mais famosas está a SANDEMAN.
Foto: Estoque de pipas da SANDEMAN, em Gaia, na beira do rio Douro.
Foto: Andre Pinto ouve as histórias do tradicional vinho da SANDEMAN, contados por um guia em enoturismo da mesma empresa.
Foto: Excepcional cave de SANDEMAN, em Gaia. O símbolo de um homem com a capa preta e chapéu preto é tradicional e logo identifica a procedência deste vinho do Porto incorpado.
Foto: Andre Pinto experimenta o vinho adistringente de Bairrada, feito da baga da uva, produzido na região da Mealhada acompanhando a gastronomia local do "leitão à Bairrada," somente feito nesta região central de Portugal. O restaurante da foto nada mais é do que o tradicional "Meta dos Leitões".
Foto: Andre Pinto na cidade do Porto tendo ao fundo a Ponte D. Luis e o rio Douro, pronto a participar do circuito de enoturismoo no cais da ribeira e cais de vila de Gaia, onde existem várias caves tradicionais portuguesas.
Foto: Bacalhau à Dom Luis, saboreado por Andre Pinto em Gaia, à beira do rio Douro, juntamente com seu irmão Luiz Alberto Pinto. O prato contém presunto Jamón Serrano e uma enorme posta de bacalhau acompanhado de muito azeite do sul de Portugal e batatas fritas em rodela. Crédito da foto: Andre Pinto.
Foto: Andre Pinto e seu irmão Luiz Alberto saboreando uma legítima bacalhoada ao gosto do vinho do Porto. É do restaurante D. Luis, o crédito da foto. O que é o enoturismo?

Enoturismo é um segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura da localidades que produzem esta bebida. Além de conhecer a história, cultura e tradições do local, o turista tem a chance de ver o modo de produção das viniculturas, com todas as etapas, entendendo o que compõe aquele produto. Ressaltando que turismo se baseia numa viagem a lazer com mais de 24 horas e menos de 6 meses sendo que para ser considerado turismo a pessoa tem que contribuir para a economia do local.

* Embora o Enoturismo esteja bastante desenvolvido em outros países, Portugal é um dos países mais procurados para este tipo de turismo, em razão dos vinhos portugueses serem considerados um dos melhores vinhos do mundo. Deixo-vos abaixo sites relevantes sobre Enoturismo em Portugal, para ter acesso clique nos links abaixo:

- Minho Ribeiro | Enoturismo

- Casa do Valle | Enoturismo

- Reguengoz Monsaraz | Enoturismo

- Museus do Vinho

- Vinhos do Alentejo

- Rotas do Vinho Dão

- Rota do Vinho da Madeira

- Carpevinum – Eventos com Aroma | Enoturismo

- Herdade do Esporão | Enoturismo

- Quinta do Falcão | Agro e Enoturismo

Fotos: Andre Pinto segura duas espécies de vinhos diferentes e, de propósito, pôs um casaco da Inglaterra por causa do bloqueio do tratado de Methwen, em 1703. Abaixo um vinho branco do Porto e acima dois vinhos regionais do Ribatejo, sendo um tinto e outro branco.

O Vinho do Porto

É um vinho fortificado, que surgiu por força do bloqueio continental a inglaterra e foi estimulado pelo tratado de Methwen, em 1703. Nesse período, Portugal comercializa "sem impostos", exportando a bebida para a Inglaterra e importando tecidos.

Pelas grandes distâncias que o vinho percorria e as alterações do clima, os ingleses buscavam em seu único aliado, Portugal, uma fonte de fornecimento em substituição aos tradicionais "claretes" franceses. Assim, os portugueses criaram o vinho fortificado. A fermentação é interrompida pela adição de aguardente vínica, que aumenta o teor alcoólico para 18,5 a 20º GL, além de manter a quantidade de açúcar residual, que ainda não havia sido fermentado, tornando-o doce.

A cultura da uva já existia há 2000 anos a.C, com alguma evolução trazida pelos fenícios, pelos romanos e depois pelos muçulmanos, mas o grande impulso na vinicultura portuguesa veio na época da criação do vinho do Porto.

Nessa época surgiu também a garrfa e a rolha que estimulou a venda em dose de 750 ml. Portugal é, sem dúvida, um dos principais produtores do Velho Mundo de vinhos não fortificados, junto com a França, Itália e Espanha.

A região do Douro, berço do vinho do Porto, é a primeira localidade DOC do mundo, demarcada pelo Marquês de Pombal, em 10 de setembro de 1756.

Em portugal, além do Porto, existe tambem o madeira e o Moscatel de Setúbal. As principais regiões produtoras de Portugal são: Minho (vinhos verdes), Douro, Bairrada, Estremadura, Colares, Bucelas, Ribatejo, Setúbal, Alentejo, Algarve e Madeira.

Nenhum comentário: