quarta-feira, 8 de julho de 2009

HOJE TEM LANÇAMENTO DO LIVRO CARUKANGO - O PRÍNCIPE DOS ESCRAVOS, NA EXPOAGRO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES

Deu no Blog sapientia, da Professora Jéssica... "Estendo aos leitores o convite do meu amigo Hélvio Cordeiro, companheiro de arquivo de muitas pesquisas e pessoa por quem tem tenho uma carinho e admiração sem medida, para estarem conosco hoje às 20 horas, juntamente com meu outro amigo, o presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Jorge Luis no laçamento do livro do Hélvio, “Carukango: o príncipe dos escravos”. O lançamento acontecerá na Exposição Agropecuária." ---------------------------------------------------- Se tudo der certo, estarei no lançamento desta noite para contemplar mais esta obra que traz à tona o grande ícone Carukango, já mencionado por sua importância em outras obras literárias como a do historiador sanjoanense João Oscar em "Curunkango Rei" e "A Saga de Um Herói Negro". Parabéns ao historiador Hélvio Cordeiro por tão importante iniciativa! A história de Carukango é tão linda que nos inspira a ir na "Serra da Cachoeira Amorosa" em Conceição de Macabu, onde ainda se tem uma mata atlântica intocável, só para tentarmos encontrar alguns vestígios dos quilombolas, que se esconderam dos senhores de engenho naquelas serras, no período escravista. Já fui naquelas matas para pesquisas e visita técnica do Curso de Pós Graduação em Educação Ambiental da Universo e vi que é simplesmente demais a beleza cênica aliada à história!!!

2 comentários:

provisoriedade disse...

Fala, André, tudo bem?
Já fomos apresentados uma vez.
Primeiramente, parabéns pelo blog; acompanho quase diariamente via rss.
Vi que os livros "Curunkango Rei" e "A Saga de Um Herói Negro" que você menciona são do seu pai, não é isso?
Existem edições ainda disponíveis pra serem compradas? Ou existe versão digital?
Esse assunto do Karucango me interessa muito e gostaria de me aprofundar.

Obrigado pela atenção,
Heraldo Bezerra (HB)
observatorio@humanomar.com.br

Andre Pinto disse...

Fala Heraldo!!!
Eu tenho alguns poucos exemplares do "A Saga de um Herói Negro" e poderei lhe vender um, mas o "Curunkango Rei" já é esgotado. O livro "A Saga de um Herói Negro" é a reedição do "Curunkango Rei" e aí vc nao terá problemas em adquirí-lo.
Podemos combinar também de fazer um documentário com filmagens da Serra do Carukango, lá em Conceição de Macabu, o que acha???
Passe um e-mil para mim em anlupinto@gmail.com
Abraços
Andre Pinto