quinta-feira, 30 de julho de 2009

ANDRE PINTO VISITA O PULMÃO VERDE DE LISBOA

Com a viagem que fiz neste mês de julho de 2009, programei várias visitas em locais distintos nos âmbitos religioso, histórico, cultural e ambiental. No cunho ambiental, deixei para Lisboa a visitação do Parque Florestal de Monsanto, comparado , mais ou menos, com a importância da Floresta da Tijuca para o Rio de Janeiro. Fui também ao Zoo de Lisboa para dar uma conferida.
Monsanto é um espaço com vastas áreas de mata diversificada considerado o pulmão de Lisboa, literalmente. O parque estende-se por mais de 900 hectares e oferece grandes potencialidades para o recreio passivo e proporciona de amplas vistas sobre a cidade e o rio Tejo.
A melhor forma de o conhecer é a realização de uma visita ao Espaço Monsanto, localizado na encosta norte do Parque.

O Parque Florestal de Monsanto é uma verdadeira mancha verde de grande interesse e variedade vegetal. Um pouco por todo o Parque, é possível observar várias espécies de carvalhos, facilmente identificáveis pelos frutos que dão – a bolota – afinal um bom petisco para os esquilos que lá habitam.

Situado em pleno coração da cidade, o Parque Florestal de Monsanto desempenha um papel essencial para os animais, servindo ora de refúgio a espécies com dificuldade em sobreviver à presença humana ora de abrigo e/ou de alimentação a espécies migratórias ao longo do seu trajeto.

Por isso, pode dizer-se que o Ecossistema do Parque Florestal de Monsanto é uma “caixinha de surpresas” dada a enorme diversidade de animais existentes, entre répteis, anfíbios, aves e mamíferos.

O Parque Florestal de Monsanto tem vários equipamentos em que foram criadas as melhores condições para um recreio ativo, nomeadamente no Parque Recreativo do Alto da Serafina, Parque Recreativo do Alvito, Parque Recreativo dos Moinhos de Santana, Mata de S. Domingos de Benfica, Clube Municipal de Tenis de Lisboa, Circuitos de Manutenção, Circuito de Manutenção para idosos, Centros de Atividades, Parques de Merendas, Miradouros, Parque de Campismo e restaurantes diversos. Valeu a pena visitar mais esta beleza portuguesa e imaginar quando teremos o nosso Parque Estadual de Iquipari, aqui em São João da Barra, instalado e em pleno funcionamento.

Nenhum comentário: