sexta-feira, 3 de julho de 2009

SEMASP DÁ CONTINUIDADE À REVEGETAÇÃO DE MATA CILIAR NA SEDE DO MUNICÍPIO

Neste dia 03 de julho, pela parte da manhã, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra deu continuidade ao projeto de plantio de mata ciliar no dique da cidade, no conhecido local denominado "Prainha de Ramos", fundos do Ginásio de Esportes.
Neste segundo momento do projeto, que tem a parceria da empresa União Norte Fluminense, foram plantadas mudas de abacateiro, castanheiras, amoreiras e sibipirunas ao entorno do dique. Vale ressaltar que a área está se tornando um local muito aprazível para a contemplação do rio Paraíba do Sul e também para se ver, da planície, um belo pôr do sol e se fazer caminhadas.
O intuito do projeto é o de se revegetar a faixa marginal de proteção, dar um aspecto paisagístico verde ao conjunto cênico do rio Paraíba do Sul, fazendo com que surja mais uma área de lazer na sede, além de ser um espaço demonstrativo para educação ambiental visando a importância da preservação de matas ciliares e espécies nativas de nossa região. O Projeto tende também a propiciar abrigo à espécies de aves da região, fazendo com que retorne à sede do município o espetáculo das revoadas das andorinhas e outras espécies.
O próximo passo do projeto será o de se realizar um ciclo de palestras para os alunos da rede pública municipal de ensino, no próprio local, onde os estudantes receberão folderes explicativos do projeto e farão plantios no mesmo local, seguindo toda a extensão do dique até os fundos do CIEP Gladys Teixeira.
Em outros anos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente efetuou o plantio de espécies nativas no Dique São João, em parceria com o Jeep Clube de São João da Barra, e, segundo dizem os pescadores do rio Paraíba do Sul, nas imediações já são vistos biguás e outras espécies de aves que estavam desaparecidas daquele trecho por muitos anos.

Nenhum comentário: