quinta-feira, 30 de julho de 2009

PORTUGAL TEM ACELERADO A QUESTÃO AMBIENTAL NO RAMO HOTELEIRO

Nestas andanças pelas terras lusitanas eu pude observar que a questão ambiental nesse território da Península Ibérica tem sido levada à serio. Posso começar citando o exemplo da rede internacional de hotelaria TUV Rheinland Portugal, que recebeu certificação da ISO 14001 como Eco-Hotel. Veja a matéria Abaixo:
Imprimir e-mail

Certificação ambiental Eco-Hotel permite redução de custos através da diminuição de consumos de energia (até 30%), água (até 20%) e resíduos.

A TÜV Rheinland Portugal entregou o certificado em Janeiro, deste ano na Bolsa de Turismo de Lisboa, FIL. A marca Eco-Hotel reforça o posicionamento da unidade hoteleira que já era certificada pelo referencial ISO 14001, destacando a pertinência do standard, exclusivo no segmento hoteleiro, concebido pelo TÜV Rheinland Group.

A TÜV Rheinland Portugal concluiu o processo que reconhece a gestão ambiental do Vila Park, agora um Eco-Hotel, entregando o certificado no próximo dia 21 de Janeiro, pelas 16H30, na Bolsa de Turismo de Lisboa, FIL. A distinção Eco- Hotel, marca desenvolvida pelo TÜV Rheinland Group, organismo acreditado no âmbito da certificação de sistemas, “vem reforçar o posicionamento desta unidade hoteleira como uma das mais amigas do ambiente em Portugal”, destaca Avelino Sousa, director do Vila Park. Já certificado com o referencial ISO 14001, atribuído pela APCER, em 2007, o Vila Park adquire agora o título Eco-Hotel, reforçando a credibilidade deste standard de diferenciação especialmente concebido pelo TÜV Rheinland Group para o segmento hoteleiro. Entregue a uma unidade já reconhecida pela ISO 14001, a marca Eco-Hotel, desenvolvida precisamente para simplificar o acesso àquele referencial, vem, assim, conquistando uma posição incontornável na implementação de uma gestão e política ambientais integradas, com benefícios reconhecidos, neste sector.

Funcionando como Hotel de aplicação da licenciatura em Gestão Hoteleira e Turismo do Instituto Piaget, proprietário do Vila Park, esta unidade da Costa Vicentina (Litoral Alentejano), acolhe estagiários da área do turismo e hotelaria, partilhando uma postura bastante activa no âmbito das boas práticas ambientais. O cunho Eco-Hotel junta-se, assim, a outras certificações e galardões: ISO 14001, Chave Verde, Carbon Free, Rolhinhas e Save Miguel. Eco-Hotel

Concebido pelo TÜV Rheinland Group, este standard exclusivamente focado na indústria hoteleira, procura a implementação de um sistema de gestão ambiental com incidência particular em seis domínios: gestão e economia de energia, consumo de água, substâncias perigosas, gestão de resíduos, segurança e licenciamento ou conformidade ambiental. De acordo com as experiências do TÜV Rheinland Group em Portugal, a implementação de um conjunto de boas práticas e de um programa de manutenção adequado, prescritos pelo referencial Eco-Hotel, possibilita uma redução de custos, através da diminuição nos consumos de energia (entre 10% e 30%), água (até 20%) e resíduos.

A certificação Eco-Hotel representa vantagens competitivas e notoriedade num mercado que valoriza, cada vez mais, políticas ambientais sustentadas. A melhoria da qualidade ao nível dos serviços e consequente fidelização de clientes – com crescente responsabilidade ambiental – são mais-valias incontornáveis num processo conduzido por um organismo de certificação de referência.

Com vista à atribuição do referencial Eco-Hotel, a TÜV Rheinland elabora um plano de racionalização energética, apresentando soluções que incluem um conjunto de boas práticas e possíveis investimentos (substituição de lâmpadas, programa de manutenção, etc.) das quais algumas serão seleccionadas para cumprir com o plano de racionalização energética. Adicionalmente, é executada uma avaliação exaustiva de requisitos legais e obrigatórios no contexto ambiental.

Foto: Andre Pinto mostra as lixeiras de coleta seletiva da região hoteleira da cidade do Porto, em Portugal.

Nenhum comentário: