sexta-feira, 9 de abril de 2010

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ ALVES BARRETO, EM MATO ESCURO, RECEBEU PALESTRA DE ARQUEOLOGISTAS QUE ESCAVARAM A LAGOA DE IQUIPARI

Foto: Estudantes da Escola Municipal José Alves Barreto aguardam ansiosos o início da palestra arqueológica, em Mato Escuto, 5º Distrito de São João da Barra - RJ. Crédito da foto: Claudia Oliveira / Marco Pacheco.
Foto: Os banners contam a história da arqueologia no Brasil e contam como andam as escavações na Lagoa de Iquipari, 5º Distrito de São João da Barra - RJ. Crédito da foto: Claudia Oliveira / Marco Pacheco.
Foto: A equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP prestigiou o evento à convite da Diretora Claudia Oliveira. Crédito da foto: Claudia Oliveira.
Foto: No auditório de um restaurante que fica quase em frente à escola, A Diretora Claudia Oliveira está em primeiro plano (camisa branca) juntamente com a equipe da SEMASP e os estudantes.
Foto: O palestrante Leandro, um legítimo índio Tupi-guarani que reside em uma pequena aldeia em Angra dos Reis fala dos costumes dos índios goitacá, puri e outros. Crédito da foto: Claudia Oliveira / Marco Pacheco.
Foto: Uma oficina de trbalhos em argila aguçou a curiosidade dos estudantes e fazerem réplicas de quiçabas, vasos e outros artefatos pré-históricos. Crédito da foto: Claudia Oliveira.
Foto: A parte externa da escola serviu de reunião da oficina de argila. Um sucesso. Crédito da foto: Claudia Oliveira.
Foto: Uma das palestrantes fez a apresentação inicial do grupode trabalho,que utilizou data show e banners para melhor visualização dos temas abordados. Crédito da foto: Claudia Oliveira / Marco Pacheco.
A ARQUEOLOGIA AO ALCANCE DE TODOS
A direção da Escola Municipal José Alves Barreto, sob a administração da competente e combativa Claudia Oliveira, na localidade de Mato Escuro, 5º Distrito de São João da Barra, recebeu nesta sexta-feira, durante todo o dia a presença de arqueólogos da UERJ que estão fazendo importantes escavações nas proximidades da Lagoa de Iquipari e desenvolvendo um projeto de educação patrimonial.
Estas escavações, segundo explicaram os palestrantes, constam de uma condicionante feita pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) aos empreendedores do Complexo Logístico do Mega Porto do Açu, onde muitos materiais estão sendo coletados pelos arqueólogos, catalogados e armazenados de forma protetiva e conservacionista. O IPHAN também determinou aos empreendedores que promovessem, através de profissionais do ramo da arqueologia, um trabalho de educação patrimonial nas escolas do entorno do Mega Porto do Açu (5º Ditrito), ensinando qual é a importância da arqueologia e alertando que, se caso algum morador vir a encontrar algum objeto antigo enterrado (ossadas, louças, vasos de barro,pedras lascadas etc), dever-se-á contactar a equipe de arqueólogos da UERJ (contato LLX) ou o IPHAN para a coleta, isolamento e proteção do mesmo. Também estipulou-se a realização de oficinas com trabalhos em argila ( manufaturas de peças de barro que imitam as peças pré-históricas) para estas escolas, após as palestras realizadas.
A PALESTRA NA ESCOLA JOSÉ ALVES BARRETO
Com um ciclo de palestras divididas em alguns "blocos", os arqueólogos expuseram slides em data show de imagens dos processos de escavação de um sítio arqueológico que foi descoberto nas proximidades do Complexo Portuário do Açu. Segundo explicações da arqueóloga Claudia, da UERJ, os materiais encontrados em uma das extremidades da Lagoa de Iquipari, que dá frente para o mar, constam de pedaços de vasos de cerâmica pré-histórica, ossadas de animais e de humanos, pedras lascadas (material lítico) que provavelmente tenham sido utilizadas para fabricação de machadinhas e lanças. Numa revirada de pesquisa mais superficial do terreno, foram encontradas também cacos de louças , provavelmente dos séculos XVII e XVIII.
Um dos pontos altos do ciclo de palestras foi a apresentação feita pelo Leandro, um típico índio da tribo Tupi-Guarani, que, por seu próprio mérito, conseguiu, depois de adolescente , aprender a ler em supletivos, a falar espanhol e também a falar um pouco de português. Leandro contou aos estudantes (o salão estava com mais de 100 comportados estudantes) e convidados presentes, um pouco das tradições indigenas das tribos Goitacá, Tupinambá, puris, coroados e outras. Também respondeu às perguntas dos presentes. O Leandro atualmente encontra-se numa tribo indígena localizada na área de Angra dos Reis.
O índio Tupi-guarani, o simpático e tímido Leandro, ficou encantado com os significados dos atrativos naturais e localidades de São João da Barra que levam nomes tupis-guarani, dados como exemplo por Andre Pinto - um dos pesquisadores da história do município. Andre mencionou aos presentes o nome Lagoa do Taí (água que dá origem à concha), Lagoa de Grussaí (Caranguejo de beira de lagoa), Iquipari (Lagoa com curral para peixes), Caetá (Floresta que pega fogo), Caroara (Floresta que tem cipó suculento), Camboatá (peixe que pula na mata), Caximbau (objeto oco ou que é cavernoso "baú") entre outros nomes em tupi-guarani bastante curiosos. Todos gostaram muito do índio Leandro - já civilizado - com uma boa camiseta "Hering" e uma calça jeans "stone washed", pode?
A Equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de São João da Barra esteve prestigiando o maravilhoso evento à convite da Diretora Claudia Oliveira, entre eles o Sidney Salgado, Marco Pacheco, Andre Pinto e Maike. Também a equipe da Secretaria Municipal de Educação estava no evento, como Cristina Mendonça e assessoras.
A próxima escola a ser agraciada com o projeto será a de Cazumbá - que por curiosidade também leva nome indígena (mata com marimbondos). A expectativa é muito boa! Vamos acompanhar novamente! Os materias (banners e folders) do projeto ficam expostos durante uma semana nas dependências de cada escola e às sextas-feiras são realizadas as palestras e oficinas. Ao todo serão 04 escolas atendidas com o projeto e quando acabar vai deixar saudades!

Um comentário:

Cláudia oliveira disse...

Querido André,
Só temos a agradecer a oportunidade em termos recebido a exposição , que veio trazer conhecimentos preciosos para os nosssos alunos e nós ( professores ). Obrigada pela presença da equipe de vocês, foi uma manhã fantástica.
Apareçam mais vezes.
abraços,

Cláuia Oliveira