terça-feira, 22 de junho de 2010

LLX TRAZ IMPORTANTES INFORMAÇÕES AO BLOG SOBRE A FUTURA UNIDADE DE TRATAMENTO DE PETRÓLEO A SER INSTALADA NO PÁTIO LOGÍSTICO DO SUPER PORTO DO AÇU

A Assessoria de Comunicação da LLX, através da profissional Simone Fraga, nos encaminhou relevantes informações sobre a Unidade de Tratamento de Petróleo - UTP a ser instalada no pátio logístico do Super Porto do Açu. Neste momento, urge a necessidade da maior difusão das informações de mais este novo empreendimento para o município com impactos positivos e negativos para a região, que deverá realizar audiências públicas para os próximos meses, em obediência aos órgãos licenciadores.

Para o exercício do conhecimento prévio da população, eis abaixo, de forma sintética, a explicação da UTP, onde desde já agradecemos a boa comunicação e publicização das informações.

"Com relação ao post “Pátio Logístico terá ouro negro também” publicado neste Blog, a LLX esclarece que realizou um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) complementar para substituir o pátio de grãos existente no Pátio Logístico, já com licença para construção, por uma unidade de Tratamento de Petróleo (UTP).

A UTP tem como objetivo reduzir o teor de água e sal do petróleo produzido nas plataformas marítimas gerando um produto de melhor qualidade para comercialização. Como trata-se apenas de substituição, não haverá aumento no fluxo de navios em razão do funcionamento desta unidade.

A implantação da UTP está de acordo com as políticas da LLX, que têm como objetivo gerar desenvolvimento e renda nos locais onde atua, com respeito ao meio ambiente e segurança. Para estar adequada a esta política, a unidade no Superporto do Açu utilizará equipamentos de alta tecnologia na operação e no controle ambiental.

Quanto a citação sobre o acidente registrado no Golfo do México, esclarecemos que ele foi decorrente de um processo de exploração de petróleo, o que não acontecerá no Superporto do Açu.

De acordo com o projeto da UTP, todas as operações serão realizadas em terra, com domínio de tecnologias para construção, operação e combate a emergência. Além disso, a UTP disporá de diques ao redor da área de tancagem, formando bacias de contenção para eventuais vazamentos de petróleo e protegendo o ecossistema de São João da Barra.

As águas pluviais contidas no interior dessas áreas serão encaminhadas para a Unidade de Tratamento de Efluentes para a remoção de óleo e posterior descarte, atendendo aos padrões determinados pela legislação ambiental existente.

As tubulações de transferência e recebimento de petróleo entre a UTP e os navios no Superporto do Açu estarão enterradas e sujeitas a baixos níveis de pressão externa. Ainda assim, estas tubulações foram dimensionadas e serão detalhadas considerando as condições mais severas de pressão, temperatura e resistência a corrosão, garantindo a integridade dos tubos durante a operação.

Neste contexto, a implantação da UTP traz benefícios ao município de São João da Barra, pois agrega um novo serviço ao Pátio Logístico que gera novos postos de trabalho e aumento da arrecadação de impostos. Além disto, a UTP reduz os riscos operacionais e ambientais se comparados à mesma atividade realizada em plataformas marítimas."

* Por Simone Fraga - Assessoria de Imprensa da LLX

2 comentários:

Anônimo disse...

Substituir um pátio de graos por uma Unidade de Tratamento, exige um novo EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e não um complementar, oque tem haver graos com petróleo, nada né.

Utilizara equipamentos de alta técnologia, mas não cita os equipamentos nem as técnologias

"todas as operações serão realizadas em terra", mentira o petróleo vem do mar, seje por meio de navios ou por dutos

Fora as informações omitidas que devem ser várias. Relátório mesmo nada.

Anônimo disse...

Quanto a Unidade de Tratamento de Efluentes, quais são as normas,quem fará a avaliação da água?????