quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CAMINHOS CIENTÍFICOS DO DELTA DO RIO PARAÍBA DO SUL DEDICARÁ SUA PRÓXIMA VIAGEM À LÍNGUA TUPI-GUARANI REGIONAL

Foto: Professor Francisco de Assis Dias Moreira, "Professor Chicão", participou do projeto junto com os estudantes apaeanos, na última saída do "Caminhos Científicos do Delta do Rio Paraíba do Sul", no último dia 13/08. Crédito da Foto: Marco Pacheco - SEMASP.
UMA VIAGEM PELA LÍNGUA TUPI-GUARANI, NO RIO PARAÍBA DO SUL Esta sexta-feira, 20 de agosto de 2010, a escuna científica que abriga o Projeto "Caminhos Científicos do Delta do Rio Paraíba do Sul", coordenado pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP em parceria com a SEMEC e Defesa Civil, fará a sua quinta saída do histórico Cais do Imperador, com a presença dos estudantes da Escola Municipal Luis Délio Mendonça, de Cazumbá, Quinto Distrito de São João da Barra.
Sob a direção da competente diretora Janaína Neto, a Escola Luis Délio Mendonça, participará de mais uma saída do projeto, onde os estudantes, bem acondicionados na escuna científica "Rio Sol", conhecerão de perto mais alguns atrativos naturais, históricos e culturais do município.
No "Diário de Bordo", serão mostrados temas relativos ao meio ambiente sanjoanense, coleta de água para análises em mini laboratório, observação de pássaros através de potentes binóculos e câmeras e também uma palestra sobre a lingua Tupi-Guarani e a sua influência regional. No evento, também serão lançados as personagens indígenas locais, de historinhas infantis para colorir "AÇU E TAÍ", casal que deverá ser os mascotinhos do projeto e serão distribuídos em forma de cartilhas com material reaproveitado, com mensagens ambientais nas próximas viagens, dentro da escuna, afirma Alex Firme, Sub-secretário de Meio Ambiente. Palavras como bajuru, aroeira, iquipari, grussaí, quixaba, açu, taí, quitinguta, muritiba, muribeca, guaxindiba, caetá, pipeiras, e outras mais, são de origem tupi-guarani e os seus significados, bastantes curiosos, serão revelados na escuna, afirmou Andre Pinto, Guia em Turismo e historiador local. Um ponto alto da viagem Durante algum local das ilhas do Rio Paraíba do Sul, aparecerá algo que chamará muita atenção dos estudantes. Espera-se uma grande surpresa, que ainda não pode ser revelada. Seria uma tribo indígena? Seria uma capivara e seu filhotes? Seria um ninho de Carcará? Seria uma árvore de piabanha com frutos? Só quem for à escuna saberá! O horário da saída da escuna científica, será às 8h e 30 minutos e retorno previsto para 12 horas. O roteiro: Cais do Imperador até a Praia Fluvial do Viana, locais históricos que tiveram a presença do Imperador D. Pedro II e do Príncipe Maximiliano de Wied-Newvied, no Século XIX.

Nenhum comentário: