segunda-feira, 16 de agosto de 2010

COLÉGIO ESTADUAL NEWTON ALVES, EM ATAFONA, VIVENCIARÁ TRADIÇÕES AMBIENTAIS SANJOANENSES PROVENIENTES DO BANTO AFRICANO, EM PALESTRA.

Imagem: A curiosidade da Sra. Baartman, da tribo dos Bundus, será revelada na intrigante palestra, no Newton Alves, de Atafona.
O Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP fará uma palestra, nesta próxima quarta-feira, dia 18/08, às 14 horas, no Colégio Estadual Newton Alves, com o tema "A contribuição do Banto Africano nas tradições sanjoanenses e no meio ambiente", a ser proferida por Andre Pinto, que é assessor de Planejamento e Gestão Ambiental da SEMASP e também historiador. Na palestra, estarão presentes os membros do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, o Sub-secretário Alex Firme, Marco Pacheco, Viviane Gonçalves e Luiz Henrique "Lulu", além do apoio técnico. Sendo um tema bastante curioso e intrigante, Andre Pinto mencionará trechos históricos da passagem dos africanos em território sanjoanense, seus costumes e crenças, bem como suas contribuições ambientais bastante conhecidas de nosso povo como as palavras em banto, a exemplo de mangue, tabua, maxixe, quiabo, angu, cabaça, cacimba, muringa etc. São João da Barra tem muitos outros termos em Banto Africano, como Cazumbá - máscaras para culto; Atafona - ato de mastigar, moer, triturar; Caiambola (estrada em Campo da Praia) - Negro Fujão; Minjoada (muzuá) - cesto de pescar afunilado feito de vime; entre outros. Presume-se que aproximadamente 80 estudantes participem da palestra e da performance ambiental. No final da Palestra, serão doadas obras e romances da escravidão do historiador sanjoanense João Oscar Amaral Pinto e com o incentivo cultural do Governo Carla Machado, à biblioteca daquela instituição de ensino. Na palestra, Andre Pinto levará uma participante muito especial, proveniente da tribo angolana de "Sambizanga", das imediações de Luanda e que reside em São João da Barra por muitos anos e quase ninguém sabe. O nome eu prefiro não revelar agora, disse Andre. Este convidado especial falará de muitas curiosidades como a Guerra Civil Angolana, os rituais "Vudu", a feira de Roque Santeiro, o petróleo e diamantes de Angola entre outras coisas. O técnico em meio ambiente, Luiz Henrique, carinhosamente conhecido como "Lulu", deverá fazer uma performance banta falandosobre o mangue, carcterizando os povos africanos. Para as diretoras, professoras e estudantes das escolas municipais, a SEMASP, no Ano Internacional da Biodiversidade, oferece vários temas de palestras ambientais e culturais, como a "História do Sanjoanense Silva Coutinho - primeiro explorador da Amazônia"; "Domingos Fernandes da Costa - Onde as Estrelas Brilham"; "Aloízio de Castro Faria - Sanjoanense da Antropologia Mundial", e; "Lagoa do Salgado - Um Patrimônio Geopaleontológico da Humanidade". Os contatos devem serfeitos pelo telefone: (22) 2741-7878 r: 261.

Nenhum comentário: