quarta-feira, 25 de agosto de 2010

UENF - ALTA TECNOLOGIA PARA O MUNDO ANIMAL

Veterinário da Uenf recebe equipamentos de última geração

Elena Mandarim

Divulgação/senamadureira.com

Tomografia computadorizada: indicação em exames neurológicos, cardíacos e ortopédicos e na investigação de tumores cancerígenos
A diretoria do Hospital Veterinário Escola da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) anunciou a aquisição de um tomógrafo computadorizado de última geração. Orçado em R$ 1,5 milhão, o aparelho foi comprado com recursos da FAPERJ, concedidos ao projeto de pesquisa de André Lacerda, professor e diretor do hospital.
Segundo Lacerda, o novo equipamento servirá tanto para atender animais de pequeno e médio porte da comunidade, quanto para auxiliar linhas de pesquisas que visem aumentar o conhecimento das doenças que os afetam e, consequentemente, estabelecer novos tratamentos. "Nosso principal objetivo é possibilitar que a Uenf se torne um centro de referência em diagnóstico de imagem médico-veterinário brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento das ciências veterinárias e biomédicas e para treinamento e formação de profissionais na área", diz o diretor.

Dos 12 equipamentos de tomografia computadorizada para essa finalidade em uso no Brasil, o recém- adquirido pela Uenf, além de único em Campos dos Goytacazes e segundo em todo estado do Rio de Janeiro, é o mais moderno. "O nosso aparelho tem 32 canais, o que significa o número de ‘cortes’ escaneados em uma determinada fração de tempo. O que era até então o mais moderno tem apenas um canal", entusiasma-se Lacerda, que explica que esta característica é importante para aumentar a velocidade do exame e a qualidade da resolução das imagens.

De acordo com o diretor, a previsão é de que o aparelho entre em funcionamento a partir do mês de setembro. O uso do equipamento é indicado na investigação de doenças neurológicas – como a hérnia de disco intervertebral –, em exames ortopédicos e cardíacos, e no acompanhamento de tumores cancerígenos primários e metástases.

Os animais domésticos da população de baixa renda farão, em casos de emergência, os exames de tomografia gratuitamente. Contudo, nos serviços de rotina será cobrado o valor do custo operacional da máquina. "Até então, encaminhávamos os animais para realizarem os exames no Rio de Janeiro. Porém, nem todos tinham condições para isso, devido aos altos valores cobrados", explica Lacerda.

Hospital quer ser centro de referência

A aposta, segundo Lacerda, é tornar o hospital veterinário da Uenf uma referência no Brasil e no mundo, tanto pela estrutura quanto pela capacidade de desenvolvimento científico. Ele explica que a proposta é diminuir o hiato existente entre a pesquisa clínica e de base e a tecnologia médica-veterinária utilizada nos grandes centros internacionais.

Divulgação/Uenf

O Hospital Veterinário da Uenf é o único da América Latina a realizar cirurgia intracardíaca em animais

Por isso, o objetivo é ampliar a estrutura física do hospital, bem como sua capacidade intelectual. "Nossas principais metas são arrecadar recursos para aumentar o maquinário do hospital; desenvolver pesquisas científicas sobre a patogenia das principais doenças que afetam os animais e dar subsídios para a criação de novas terapêuticas, que possam, inclusive, ser transmitidas ao homem", ressalta Lacerda.

O diretor afirma que atualmente já são realizadas condutas inovadoras e de ponta. "Na área de cirurgia, por exemplo, realizamos os procedimentos através de vídeo e somos o único hospital da América Latina a realizar cirurgia intracardíaca. Tudo com equipamentos também obtidos com apoio da FAPERJ".

Ele conta que o hospital vai adquirir em breve outros equipamentos tão importantes como o de tomografia computadorizada. "Estamos para receber aparelhos de ressonância magnética, de cintilografia, de hemodinâmica, de radioterapia, entre outros", assinala.

Para Lacerda, é necessário formar uma mão de obra especializada, a fim de aumentar a capacidade de atendimento e tornar o hospital mais funcional. "Uma das nossas preocupações é especializar os profissionais, para que sejam capazes de operar com máxima eficiência esses equipamentos de última geração".

Ele lembra que, embora o hospital ainda precise avançar e se expandir, seja em suporte de equipamentos ou de pessoal, suas dependências já contam com uma estrutura de excelência em algumas áreas da medicina veterinária. E que a aquisição dessa nova aparelhagem de ponta é o primeiro passo para se alcançar o objetivo maior: tornar o hospital uma referência em diagnóstico de imagens para animais

Contribuiu no envio da matéria: Dr. Fidelis Estefan - SJB.

Nenhum comentário: