segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PEDRAS SOBRE PEDRAS- LLX AVANÇA EM SUAS OBRAS

Com obras adiantadas, o Superporto do Açu, desenvolvido pela LLX - empresa de logística do Grupo EBX, segue em fase de instalação em São João da Barra. Após a conclusão da ponte com 2,9 quilômetros de extensão, com 111 dias de antecedência, foi iniciada a construção do quebra-mar. Formado por rochas e por unidades de concreto, o quebra-mar será construído em forma de L ao redor da ponte e dos píeres para atracação de navios. Ele terá 1,3 km de extensão ao norte e 930 metros a oeste e tem como objetivo proteger os navios atracados no porto. Com construção iniciada em junho, o quebra-mar terá altura total de 23 metros. O lançamento das pedras é feito por barcaças que são carregadas em um píer provisório construído ao lado da ponte principal. Quando carregadas, as barcaças seguem para o local de construção do quebra-mar e, com indicações fornecidas por GPS, descarregam as pedras. Para a finalização do quebra-mar, quando não for mais possível fazer o descarregamento com barcaças, os blocos de pedra serão lançados por caminhões. Para a construção do quebra-mar, a LLX adquiriu uma pedreira em Campos, a cerca de 70 km do Superporto do Açu. Por dia, cerca de 3,5 mil m³ de pedras são transportadas por 50 caminhões do tipo rodo-trem (com duas carretas). Atualmente já são 300 mil m3 de blocos de pedra estocados no Superporto do Açu. A previsão é que a construção do quebra-mar seja concluída no final de 2011. No total serão utilizados mais de 1,8 milhão de m³ de blocos de pedras – o equivalente ao Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Core-loc A finalização do quebra-mar será feita com estruturas de concreto, conhecidas por core-loc. Esses blocos de concreto serão encaixados uns aos outros e formarão a carapaça de proteção do quebra-mar. Eles serão instalados com o auxílio de GPS. Totalmente feito de concreto, cada estrutura de core-loc pesa 10 toneladas e possui um chip de localização. Diariamente são produzidas cerca de 60 peças no próprio empreendimento. No total, serão utilizadas aproximadamente 21,4 mil peças. Conheça o Superporto do Açu O Superporto do Açu é um Terminal Portuário Privativo de Uso Misto, em fase de instalação em São João da Barra, norte fluminense, próximo à área de maior produção de petróleo e gás do Brasil. Com um projeto inovador, que utiliza modernas práticas de engenharia, construção e operação, o Superporto do Açu será comparado aos mais modernos e eficientes portos do mundo, como os da Ásia e Europa. No total serão investidos R$ 4,3 bilhões no Terminal Portuário Privativo de Uso Misto do Açu, sendo R$ 1,9 bilhão pela LLX Minas-Rio (responsável pela implantação do terminal portuário dedicado ao minério de ferro) e R$ 2,4 bilhões pela LLX Açu (responsável pela operação das demais cargas como produtos siderúrgicos, petróleo, carvão, granito, escória, ferro gusa e carga geral). Com área total de 9 mil hectares e construção iniciada em outubro de 2007, o Superporto do Açu possui profundidade de 18,5 metros (com possibilidade de ampliação para 21 metros) e capacidade para receber navios de grande porte e com fretes mais competitivos. O Superporto do Açu contará com uma ponte de acesso com 2,9 quilômetros de extensão e estrutura offshore com até 10 berços para movimentação de produtos como minério de ferro, produtos siderúrgicos, petróleo, carvão, granito e carga geral. A construção da ponte já foi concluída. Projetado no conceito porto-indústria, o Superporto do Açu possui uma retroárea para estocagem de produtos que serão movimentados, além de um complexo industrial contíguo que abrangerá siderúrgicas, usina termoelétrica da MPX (empresa de energia do Grupo EBX), cimenteiras, pólo metalmecânico, usinas de pelotização de minério e unidade de tratamento de petróleo entre outros. A LLX possui cerca de 60 memorandos de entendimento em negociação com empresas que querem se instalar ou movimentar cargas no Superporto do Açu. Entre eles está o acordo de cooperação com a Wisco, terceira maior siderúrgica da China, assinado com a EBX em novembro de 2009 para associação entre as duas empresas para a construção e operação de uma planta siderúrgica integrada no Complexo Industrial do Superporto do Açu. A previsão é que a siderúrgica tenha capacidade inicial para produção de 5 milhões de toneladas de produtos por ano, com a possibilidade de aumento nos próximos anos. Além disso, a LLX também assinou acordos comerciais com a Camargo Correa Cimentos e com a Votorantim Cimentos para a implantação de unidades indústrias para a produção de cimento no Complexo Industrial do Superporto do Açu. O porto terá condição, ainda, de atender as necessidades de logística e suprimento das atividades de exploração e produção de óleo e gás na Bacia de Campos. Para isto, está prevista a instalação de unidade de tratamento de petróleo, com capacidade para 800 mil barris/dia. O início da operação do Superporto do Açu está previsto para o início de 2012. Os dados acima constam do Estudo de Viabilidade Econômico-Financeiro da LLX, elaborado pela VERAX Consultoria. Mais informações Assessoria de Imprensa LLX Simone Fraga – (22) 8131-3877 / (22) 2741-1055

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