quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PROJETO "CAMINHOS CIENTÍFICOS DO DELTA DO RIO PARAÍBA DO SUL" TEVE A PARTICIPAÇÃO DO EDUCANDÁRIO SANTA CECÍLIA EM SUAS ATIVIDADES

Foto: Estudantes do Educandário Santa Cecília receberam uma cartilha de educação ambiental feita com reutilização de materiais e ainda levaram sementes de espécie nativa para casa.Crédito: Marco Pacheco / Alex Firme.
Foto: A bióloga da SEMASP, Viviane Gonçalves, transcorreu sobre o tema " Problemática de Resíduos Sólidos no Rio Paraíba do Sul". Crédito da foto: Marco Pacheco / Alex Firme.
Foto: As famosas "coroas" do Rio Paraíba do Sul com a presença das garças carrapateiras foram vistas pelas estudantes do Educandário Santa Cecília. Crédito: Marco Pacheco / Alex Firme.
Foto:O Técnico em Meio Ambiente, Luiz Henrique "Lulu", fez uma dinâmica de grupo com o tema "Ciclo da Água". Crédito: Marco Pacheco / Alex Firme.
Foto: O Técnico em Meio Ambiente, Marco Pacheco, demonstrou como funciona o kit de análises de águas. Crédito : Alex Firme.
Foto: As estudantes, acompanhadas dos monitores ambientais, na proa da escuna, fizeram atividades de observação de pássaros das ilhas fluviais do Rio Paraíba do Sul. Crédito: Alex Firme.
Foto: O pescador e monitor ambiental, Adrião Gaiato, mostra os ninhais de colhereiras, nas ilhas fluviais do Rio Paraíba do Sul. Crédito : Alex Firme.
Foto: Adrião Gaiato explica para as estudantes quais são as espécies de peixes existentes no Rio Paraíba do Sul. Crédito : Marco Pacheco / Alex Firme.
Foto: O Sub-secretário de Meio Ambiente, Alex Firme, dando boas vindas às estudantes e professoras do Educandário Santa Cecília. Crédito : Marco Pacheco.
Foto: Descontração durante o passeio de escuna. Crédito: Marco Pacheco. Foto: Registro da saída das estudantes no histórico Cais do Imperador em S. J. da Barra. Crédito: Vivane Gonçalves.

Conhecer os segredos existentes num percurso fluvial para lá de intrigante. Esse foi um dos objetivos das estudantes e professoras do Educandário Santa Cecília, da sede do município de São João da Barra, que participaram da terceira expedição científica ao Delta do Rio Paraíba do Sul, promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP.

Com um embarque muito especial no histórico Cais do Imperador - Local onde D. Pedro II chegou em sua Galeota Imperial em 1847 com sua comitiva vindo de Campos dos Goytacazes - as estudantes puderam passear numa escuna à montante do Rio Paraíba do Sul. O destino era a irradiante Praia Fluvial do "Viana", nas proximidades da localidade de Cajueiro, que tem em sua margem fluvial, um cordão arenoso que destaca-se pela brancura da areia quartzosa.

Durante o passeio aconteceram várias atividades lúdicas. Uma série de contações de histórias e "estórias", brincadeiras a bordo com direito à pic-nic dentro da escuna (levados pelas próprias estudantes) e outras surpresas como sorteios de exemplares da obra literária do saudoso escritor sanjoanense João Oscar, foram uns dos atrativos que animaram as crianças.

As aulas ao ar livre, proferidas pelos técnicos em meio ambiente, Marco Pacheco e Luiz Henrique, carinhosamente conhecido como "Lulu", foram voltadas ao importante tema "Ciclo da Água". "Lulu" fez a sua marcante apresentação de dinâmica de grupo com as estudantes, enquanto Marco Pacheco explicou como funciona um kit de análises de águas - uma excelente ferramenta pedagógica para os estudantes na aprendizagem e iniciação do monitoramento de águas nas comunidades.

A bióloga da SEMASP, Viviane Gonçalves, falou às "pequeninas navegantes", da importância da preservação do Rio Paraíba do Sul e da problemática do lixo jogado próximo aos leitos dos rios e em outras áreas inadequadas. "Aquele papelzinho da embalagem do chiclete jogado na rua faz um estrago danado na natureza, ainda mais quando há fortes chuvas e ele vai para o rio e vira alimento dos peixes", frisou Viviane às estudantes do Educandário Santa Cecília. "O peixe come o papel ou plástico, pensando que é alimento e morre",complementou Viviane Gonçalves.

Andre Pinto, historiador e guia em turismo credenciado pela Turisrio,que também é funcionário da SEMASP, contou na escuna, muitos "causos" e histórias da cidade e ainda falou das curiosidades das aves que existem no caminho fluvial, como o próprio pássaro "Socó-cagão", um verdadeiro artilheiro e bom de pontaria no reino animal. As crianças acharam muito iteressante também, saber que um simples cisne pode levar 25.000 penas e que uma avestruz chega a pesar 125 quilos enquanto que um beija-flor colibri chega a pesar 1,6 grama. Acabaram recebendo uma pequena apostila feita pelo Núcleo de Educação Ambiental com a reutilização de materiais de papel cartão - em desuso pela SEMASP - contendo figuras de aves para serem coloridas pelas crianças e informações de algumas curiosidades da natureza.

O Sub-secretário municipal de meio ambiente, Alex Firme, além de ter dado as boas vindas aos presentes, fez belíssimos registros fotográficos do passeio ambiental e ainda conversou bastante com as estudantes e professoras do Educandário Santa Cecília.

O ponto alto do passeio foi quando houve a iniciação das crianças à observação de pássaros das ilhas fluviais, através de potentes binóculos adquiridos pela SEMASP para este projeto. Pássaros como a garça, martim-pescador, socó-cagão, colhereiros, biguás e gaivotas foram vistos pela criançada, que aguçadas pela curiosidade, demonstravam interesse em conhecer mais da avifauna sanjoanense.

As crianças também conheceram um ponto turístico interessante, o dique do São João, local que poucos sanjoanenses conhecem, mas sabem que um dia foi rompido pela força das águas antes de sua reforma e acabou alagando boa parte do município.Viram de perto a Praia do "Viana" e se encantaram com a brancura das areias.

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Sá, tanto o Projeto "Barca da Ciência" quanto o Projeto "Caminhos Científicos do Delta do Rio Paraíba do Sul" tem servido de demonstração da preocupação do Governo Municipal da Prefeita Carla Machado para difusão de uma consciência ambiental mais ampla e ao alcancve de todos, onde diversos temas transversais tem sido debatidos com a comunidade através desta e de outras atividades. Temas como economia de energia, de consumo de água, tratamento de lixo, plantio de árvores etc, são sempre expostos aos estudantes dos projetos em questão.

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