sexta-feira, 27 de agosto de 2010

RUMO À CERTIFICAÇÃO,THOQUINO INVESTIRÁ MAIS DOIS MILHÕES EM PROGRAMAS DE GESTÃO AMBIENTAL DA FAMÍLIA NBR ISO 14000

Foto: Quem vê o centenário e conservado prédio das Indústrias de Bebidas Joaquim Thomás de Aquino Filho, não imagina que ali dentro existam Programas de gestão de qualidade total e de gestão ambiental mais avançados do mundo. Crédito da foto: site da Thoquino.
O Blog de Andre Pinto havia publicado uma matéria, dias anteriores, sobre a busca de certificação ambiental pela empresa sanjoanense TTE - Tecnologia Total em Empreendimentos, de nosso amigo Jorge Melo. Também mencionou que as Indústrias de Bebidas Joaquim Thomás de Aquino Filho, que estavam implementando a gestão ambiental da família NBR ISO 14000 , talvez tivessem interrompido o processo.
A bem da verdade, o blog traz aqui neste espaço algumas correções. Em um encontro com o Administrador das Indústrias de Bebidas, Hélio Delbons e alguns dos seus colaboradores da histórica fábrica de bebidas, pude ter a excelente notícia de que os Programas de Gestão Ambiental da família NBR ISO 14.000 jamais foram interrompidos. Segundo Hélio Delbons, as indústrias de bebidas tem implementado diversas conformidades de acordo com as exigências da empresa certificadora junto à NBR ISO, aqui no Brasil. As auditorias tem sido constantes, afimou.
Um dos exemplos dos avanços obtidos é a mini estação de tratamento de resíduos líquidos (efluentes), onde são separados em avançado sistema, a água do óleo e outras impurezas, filtrados e destinados ao reuso, otimizando assim, o uso racional dos recursos hídricos e também reduzindo custos com gastos de forncecimento de água. Existem outros programas a serem implementados, afirmou Hélio Delbons, sendo que só na próxima fase, serão investidos aproximadamente R$2.000.000.00 milhões de reais em adequações, o que é um desafio, em se tratando de uma fábrica que vem quebrando paradigmas nos seus 102 anos de existência.
Para a sorte deste Blogueiro, está na cidade desde ontem e ficará até hoje, o administrador Antônio Carlos, representante da empresa certificadora que está fazendo a auditoria na TTE e nas Indústrias Thoquino e já agendei, por telefone, uma entrevista com esse colega da profissão de administrador para conhecer melhor as próximas etapas da NBR ISO nestas empresas, que são o orgulho sanjoanense.
Em março de 2009, o Blog teceu elogios ao Progama NBR ISO 14001 da Thoquino, clique aqui para ver a matéria na íntegra.
Em breve traremos mais detalhes...