sábado, 23 de julho de 2011

COISAS DE BROGODÓ, SUCUPIRA E MORDE E ASSOPRA...

Cidade pequena é uma coisa! Acontece um fato e todo mundo sabe. A Câmara pega fogo com as discussões, todo mundo sabe em tempo real. Não é magia, é tecnologia! A casa do nosso amigo "Marquinhos de Iara" foi assaltada e em poucos segundos, digo, segundos, uma multidão já estava no local! Impressionante! Isso é que é insider information! Digno trabalho de fofoca em net work, ou seja, em rede mesmo! Nem mesmo a polícia tem esse canal de comunicação tão eficiente (e também destrutivo) que vem desde a antiguidade!

De manhã só se ouve aquela música cadenciada do departamento jornalístico da Rádio Barra FM, como se alguma bomba viesse à tona. Quando a música começa, depois das 8 horas, dá um certo suspense e frio na barriga! São João da Barra está um verdadeiro paiol! Haja pólvora! Se o a música toca enquanto você coloca o café na xícara... Bau, bau! sua mão treme e o café cai na toalha de mesa,  suja tudo, você leva um esporro, tamanho o suspense que é dado! Parece cena dos filmes de Bang Bang do Trinity!  

Por curiosidade, vale lembrar também que a Delegacia Legal foi inaugurada recentemente e já havia um grupinho escondido por lá à espera da informação do primeiro hóspede! Alguns diziam baixinho: foi enquadrado na "Maria da Penha", já outros diziam: "Foi furto de galinha dos outros, pra comer (???)..." e mais outros: "Foi o cara que pegou a Égua de Zé Conhaque!"  Que coisa, hein! Imagina quando houver a instalação do Motel "X" por aqui??? Acho que vai ter muito ambulante nas imediações ganhando dinheiro com os "olheiros de plantão", tamanha a novidade do empreendimento "sustentável" !  Os topiqueiros vão vender até pacotes turísticos para o Motel "X", vejam só! Que o motel não seja na restinga! 

Soltam-se foguetes em algum ponto da cidade e aí se vai uma caravana de curiosos para saber se é política, time de futebol ou, na pior (melhor) das hipóteses, algum traficante sendo preso pela polícia!

O Portal OZK, um famoso site local na internet, está sendo líder de informação na nossa cidade. Aconteceu, virou fato no OZK. Se o cara pensou em se jogar do Cais do Imperador para dar fim à sua vida, no local já vai estar algum repórter do OZK, com roupas de mergulho e tudo! Êta eficiência dos tempos modernos!. A internet em São João da Barra é quase que um BBB ou mesmo o programa "A Fazenda". De vez em quando tem um no paredão! Imaginem então, com a chegada da Cidade Digital Radical! Vamos ter muitas preocupações com as microcâmeras espalhadas por aí... Sorria! você está na net! Namorar na praça... nem pensar! 

E os "fakes" de hoje?. Ah, são as fofoqueiras de janelas de treliças de ontem! Caramba! Veem tudo, sabem de tudo, inventam tudo, aumentam tudo, espalham tudo, mas não querem ser identificados (as)!

Acredito que em breve, teremos também em São João da Barra, um confessionário virtual! Os pecados cairão na net, como que pitangas maduras caem nas restingas, em tempos de verão. Se o padre imprimir algumas confissões, creio que a lista de pecados chegue à Atafona! Outras irão para Grussaí e outras serão maiores que o pier de acesso do Porto do Açu! Vai ser um varal religioso e cultural ao mesmo tempo, se pendurados para o público!

Ainda ontem, um bom número de pessoas se reuniu em frente à Igreja de São Pedro. O fato do dia era se a cruz da torre a igreja cairia ou não. Foi juntando gente, foi juntando palpiteiros, foi juntando beatas, foi juntando curiosos, alguns do bar ao lado diziam que estavam vendo a cruz muito torta (ilusão de ótica e etílica juntas), outros diziam que "aquilo" era um sinal divino, pois a cruz apontava, com uma sombra, para uma pousada quase em frente. Enfim, só faltou a tieta (da novela da globo) subir no mastro e consertar o símbolo religioso, tal qual Sônia Braga fez, em "Gabriela - Cravo e Canela", ao pegar uma pipa no telhado e que parou a pequena vila de pescadores, fazendo alguns moradores quase enfartarem por causa da saia curta de "xita" da personagem.

Diante de tanto acontecimento nesta cidade de Narcisa Amália, não duvido nada se aparecer o "Zé Galinha", sobrevoando a Igreja São Pedro com asas nas costas, e em baixo, o Zeca "Fút", pelado, montando um cavalo branco e gritando: "Cabrunco! Cabrunco, carrapato lamparão!"

Coisas de Brogodó, Sucupira, Morde e Assopra... e San Juan!

    

Nenhum comentário: