sábado, 2 de julho de 2011

SÃO JOÃO DA BARRA ESTÁ AGENDANDO EXPOSIÇÃO DE FOTOS DO RIO PARAÍBA DO SUL COM A ALERJ

Foto: O calmo Rio Paraíba do Sul, pelas lentes da sanjoanense Maysa Inês da Silva Gomes.


                              AS VÁRIAS FACES DE UM RIO


Nesta semana eu fiz contatos com a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ - no sentido de buscar informações sobre a exposição itinerante que vem acontecendo, com muito sucesso, em vários municípios do estado que margeiam o nosso Rio Paraíba do Sul. A referida exposição trata de belas fotografias tiradas numa expedição que saiu do nascedouro até a foz deste rio, que traz tantas histórias em seus meandros.

A informação que obtive é de que a exposição de fotos deverá ser entre os dias 03 à 09/08, num dos centros culturais de nossa cidade. Como sugestão à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, poderíamos ter esta bela exposição nos altos da Casa da Câmara e Cadeia - recém restaurada - onde se inaugurou recentemente e Casa de Cultura João Oscar. De lá de cima, os visitantes também teriam uma bela visão de nosso Rio Paraíba do Sul, num espaço apropriado à exposição, inclusive com iluminação natural e à noite com a iluminação direcionada.

Vou aproveitar a oportunidade, para convidar o meu amigo pessoal, o jornalista Romildo Guerrante, que foi o jornalista responsável por brilhante expedição que foi relatada pela Revista da Alerj e que já esteve conosco, juntamente com sua esposa Letícia, em expedições ao delta do Paraíba do Sul. Foram visitados o Riacho dos Macacos, Ilha da Convivência, Ilhas do Lima e Pessanha e o manguezal de Atafona.

Na oportunidade da exposição da ALERJ que deverá acontecer em agosto próximo, o Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, deverá promover no dia do folclore, oficinas de contações de lendas e "causos" do delta, inclusive com o abraço à "ARVORE QUE ANDA" que tem até comunidade no site de relacionamentos  do "facebook".


Veja abaixo, a matéria de recordação da expedição de Romildo Guerrante e sua esposa Letícia ao Delta, com a equipe do Meio Ambiente e Defesa Civil, em 11 de setembro de 2009.



SECRETARIAS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE E DEFESA CIVIL RECEBEM O JORNALISTA ROMILDO GUERRANTE NO DELTA DO RIO PARAÍBA DO SUL

FOTO: A equipe da Defesa Civil, através do Amaral e Messias, prepara o carro para rebocar a lancha voadeira que foi usada na expedição ao delta do rio Paraíba do Sul. A contribuição da Defesa Civil, através da pessoa do Comandante Felício Valiengo, foi crucial para o sucesso da mesma. Parceria é isso aí! Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

FOTO: Alex Firme e Andre Pinto presenteiam Letícia Guerrante e Romildo Guerrante com o guia turístico de São João da Barra e com o DVD turístico que foi apresentado na ABAV em 2006. Crédito da Foto: Marco Pacheco - SEMASP.

FOTO: O mestre de embarcação da Defesa Civil, Messias, é um profundo conhecedor das tábuas de marés, bancos de areia, locais com galhadas submersas e principalmente espigões escondidos no rio Paraíba. Sem ele, a expedição poderia ser muito perigosa. Valeu Messias! Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

FOTO: O jornalista Romildo Guerrante (ABES), que ficou hospedado na Pousada Rio Sol, (ao fundo da foto) acordou com uma vista de frente para o manguezal de Atafona, juntamente com Letícia Guerrante (PESAGRO - RIO), onde comenta sobre a beleza do local. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

FOTO: Achegada à Ilha da Convivência ou "Ilha dos Olhos Azuis", no delta do Paraíba do Sul. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

FOTO: O jornalista Romildo Guerrante e Letícia, se encantando com a flora exuberante do riacho dos macacos, no delta do Paraíba do Sul . Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

FOTO: Romildo , Letícia e a equipe do Meio Ambiente e Defesa Civil se encantam com o sobrevôo dos trinta réis, pássaros migratórios que se exilam na Ilha da Convivência neste período. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

FOTO: Espetáculo da natureza em uma Ilha mística e cheia de lendas e contos. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

FOTO: A Ilha da Convivência vem sofrendo com a força das marés em processo erosivo constante. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

FOTO: Uma verdadeira nuvem de pássaros migratórios na Ilha da Convivência. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.FOTO: O Técnico em Meio Ambiente Marco Pacheco e também representante do NEA - BC Petrobrás, responsável pela cobertura fotográfica da expedição ao delta do rio Paraíba do Sul. Crédito da foto: Romildo Guerrante.

FOTO:Passagem de lancha voadeira por entre o espetacular balé dos pássaros. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

FOTO: O técnico da Defesa Civil Messias desliga a embarcação e o pescador Adrião Gaiato rema lentamente, onde os convidados puderam ouvir os sons dos pássaros do mangue . Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

FOTO: Uns minutos de silêncio e meditação. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

FOTO: O jornalista Romildo Guerrante (ABES), que ficou hospedado na Pousada Rio Sol, (ao fundo da foto), juntamente com Letícia Guerrante (PESAGRO - RIO), estiveram em atafona como convidados especiais para o Iª Mostra de Cinema Ambiental - CINEPESCA, promovido pelo Observatório Humano Mar - Atafona e com apoio da Prefeitura Municipal de São joão da Barra. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

FOTO: Em rio aberto (Muritiba), a velocidade da lancha voadeira deixava um rastro de espuma branca que desenhava-se na superfícia das águas do manguezal. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

FOTO: Romildo e Letícia admiraram a vila de pescadores e as construções artesanais das embarcações, inclusive viram uma embarcação com o curioso nome de "Custou, mas saiu". Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP. Clique abaixo para ver histórias e outras expedições ao delta do rio Paraíba do Sul



FOTO: Em 2008 a SEMASP realizou uma expedição ao delta do rio Paraíba do Sul à pedido da UFRJ e Projeto Pólen, envolvendo as Secretarias Municipais de Pesca e Turismo. Crédito da foto: Estevão Silva - SEMASP.

Nenhum comentário: