terça-feira, 12 de julho de 2011

REUNIÃO DO GEOPARQUE, EM IGUABA E BÚZIOS, CONTOU COM APOIO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE SÃO JOÃO DA BARRA

Foto: A geóloga,  Dra. Kátia Mansur, em reunião sobre GEOPARQUE, em de Iguaba Grande, nesta segunda-feira. Crédito da foto: Andre Pinto. 

SÃO JOÃO DA BARRA TERÁ PALESTRA SOBRE GEOPARK

O projeto GEOPARK ( termo em inglês dado pela UNESCO), vem conseguindo ótimas adesões quanto à parcerias firmadas com instituições públicas e privadas. Várias reuniões vem sendo feitas em diversos municípios que fazem parte do projeto, municípios estes, que deverão ter aprovadas a "certificação única como GEOPARQUE" junto à UNESCO, pelos atrativos naturais que tem, que englobam desde os costões rochosos de Maricá até as lagoas hipersalinas de São João da Barra.

O Projeto, que não se confunde nem um pouco com a criação de unidades de conservação (Lei do SNUC), também não tem nenhum caráter de intervenção negativa que venha a prejudicar as populações que residem no entorno dos conhecidos sítios já catalogados por cientistas e especialistas, como geólogos, paleontólogos, historiadores, oceanógrafos, entre outras profissionais. O Projeto GEOPARQUE, na verdade, é um só para todos os municípios envolvidos e que estão interligados por seus atrativos naturais e científicos. Cada município deverá sim, ter a sua gestão do sítio catalogado bem como incentivar as populações do entorno na melhor qualidade de vida através da geração de renda solidária, criação de produtos e serviços sustentáveis, proteção ao meio ambiente, etc.

O projeto GEOPARQUE é sustentável, pois visa inserir as comunidades do entorno dos sítios já catalogados pelo SIGEP, DRM, INEPAC, IPHAN e universidades, na participação do turismo, geração de renda através do artesanato, ecoturismo, culinária, tradições e costumes locais, além de fomentar o empreendedorismo com a elaboração de roteiros científicos e ecológicos  (um exemplo é o Caminhos de Darwin), criação de pousadas ecológicas e científicas, além de outros benefícios.

A Equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra esteve, nesta segunda-feira, nos municípios de Iguaba Grande e Armação de Búzios, ambos na Região dos Lagos, para poder dar a sua contribuição no processo de criação do "GEOPARQUE dos Costões Rochosos e Lagunas". O Sub-secretário Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, Alex Sandro Matheus Firme, esteve no evento para fazer contatos com as instituições envolvidas e conferir como estão sendo feitos os preparativos do município de São João da Barra para a realização da palestra informativa que deverá acontecer em São João da Barra ainda neste mês de Julho.

Foto: Dra. Kátia Mansur, O Sub-secretário Municipal de Meio Ambiente, Alex Firme, o Guia em Turismo Científico da SEMASP, Andre Pinto e o Sub-secretário Estadual de Trabalho e Renda,  Sr.Álvaro Pessanha, em reunião na Prefeitura de Iguaba Grande. Foto de Walmir Lopes Baldino. 
Foto: O Guia em Turismo Científico da SEMASP, Andre Pinto, a Cientista Dra. Gisele Vasconcelos o Sub-secretário Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, Alex Firme, em reunião do GEOPARQUE, na cidade de Armação dos Búzios. Foto de Walmir Lopes Baldino.
A palestra, que terá o cunho de informar aos munícipes de São João da Barra o quem vem a ser um GEOPARQUE, será proferida por cientistas de universidades do Rio de Janeiro, a exemplo da geóloga, Dra. Kátia Mansur (licenciada do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro - DRM), que já dissertou trabalho de doutorado sobre a criação de GEOPARQUES no mundo e no Brasil, além da participação de representantes do IPHAN, INEPAC, Ministério da Ciência e Tecnologia, Museu Nacional, etc.

Na oportunidade do evento, os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra farão uma apresentação sobre os aspectos históricos, econômicos e ambientais de São João da Barra, bem como deverão realizar um city tour no centro histórico da cidade, levando os cientistas, representantes das universidades e das cidades envolvidas no projeto Geoparque, do INEPAC, IPHAN e SIGEP, a conhecerem o Cais do Imperador, A Igreja Matriz, A Fábrica de Conhaque de Alcatrão, o Cine Teatro e a Estação das Artes Derly Machado.

O encontro está para acontecer neste mês de julho, na segunda quinzena, e é bem provável que seja feito na recém restaurada Casa da Câmara e Cadeia - Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto.


ESTROMATÓLITO DA LAGOA SALGADA VAI VIRAR HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Foto: A Dra. Gisele Vasconcelos apresentou aos presentes da reunião do GEOPARQUE, em Iguaba  e Armação dos Búzios, a coleção "Os Super Feras", onde a revista do centro da foto, trata do tema sobre os estromatólitos da Lagoa Salgada, em São João da Barra, sob o tema "Hipólito, O Estromatólito". Foto de Andre Pinto.

Uma grande surpresa para os membros do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, foi ter tido a notícia no evento desta segunda-feira, em Iguaba e Armação dos Búzios, de que os estromatólitos carbonáticos que existem na Lagoa Salgada, no 5º Distrito deste município, vão virar personagens de histórias em quadrinho, sob o tema "HIPÓLITO, O ESTROMATÓLITO", que fará parte de uma publicação em coleção intitulada "Os Super Feras" juntamente  com outras histórias geológicas que serão distribuídas às escolas públicas, envolvidas no projeto GEOPARQUE.

Para o NEA/SEMASP, este será mais um material didático em que a equipe, que já vem trabalhando com estudantes a formação da Lagoa Salgada em SJB, poderá utilizar para um público ainda com maior capilaridade, como as criancinhas que residem em localidades ao entorno da Lagoa Salgada. O projeto de publicação da coleção será apresentado em São João da Barra, ainda este mês.

Nenhum comentário: