sábado, 30 de julho de 2011

TURISMO CIENTÍFICO EM SJB É TEMA DE MATÉRIA DA TV CANÇÃO NOVA

A equipe de jornalismo da TV Canção Nova, com sede em Cachoeira Paulista, em São Paulo, esteve durante esta sexta-feira em São João da Barra, conhecendo os atrativos turísticos do município e também buscando informações sobre o processo erosivo de Atafona.

Depois de identificarem vários pontos da Praia de Atafona, que foram tomados pela fúria do mar durante os últimos anos, a equipe da TV Canção Nova entrevistou o Engenheiro e ex-presidente e atual membro da ONG Associação de Amigos e Defensores de Atafona - ASADATA,  Sérgio Romero Lopes Costa sobre as possíveis iniciativas a serem tomadas quanto ao problema do processo erosivo, bem como entrevistou o Guia em Turismo Científico, Andre Pinto, que explicou sobre o fortalecimento da segmentação de Turismo Científico na região.

A matéria vai ao ar no jornal noturno da TV Canção Nova, na próxima sexta-feira, no horário das 19 horas. Imperdível.




Abaixo, algumas imagens de eventos do turismo científico em São João da Barra:



Foto: A entrada do Centro de Convenções da UENF anuncia ao Iº Simpósio de Jornalismo Científico. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

Foto: Grupo de seminaristas se cadastra para o Turismo Científico em Atafona, ainda no Campus da UENF. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

Foto: Seminaristas do Simpósio de Jornalismo Científico ansiosos para a visita técnica. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

Foto: Andre Pinto, que é Guia cadastrado na Turisrio, com experiência comprovada em Turismo Científico, dá as boas vindas ao grupo, na saída do ônibus executivo da UENF em direção à São João da Barra-RJ. Crédito da Foto Marco Pacheco - SEMASP.

Foto: Aproximadamente 30 profissionais conheceram o processo erosivo de Atafona e ainda assistiram a vídeo institucional de São João da Barra e outro denominado " Atafona em Ruínas", no próprio ônibus executivo. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP

Foto: O grupo chega ao Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, no Balneário de Atafona. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

Foto: O Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação estava aguardando o grupo para fazer as boas vindas. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

Foto:O geógrafo Alex Ramos, um dos monitores do Espaço da Ciência, dá as boas vindas ao grupo e conta a história da fundação do Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação e antecipa as atrações científicas encontradas no local. Crédito da foto: Marco Pacheco.

Foto: Marco Pacheco, Técnico Ambiental da SEMASP, acompanha o grupo de profissionais compostos por jornalistas, biólogos, professores etc. Crédito da foto: Andre Pinto.

Foto: O saguão do Espaço da Ciência ficou cheio e o rendimento das atividades foi 100%, contando com o excelente trabalho dos monitores do local. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

Foto: O espetáculo dos aquários encantou aos turistas-seminaristas. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

Foto: Houve venda de produtos artesanais do local , como os doces caseiros variados. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

Foto: Alex Ramos fala dos pequenos crustáceos que foram preservados em ampolas para amostragens. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

Fotos: Estas foram duas fotos de despedida do grupo, agradecendo a acolhida da direção e funcionários do Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

Foto: O grupo desembarca nas imediações das ruínas de Atafona. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

Foto: Todos tem o interesse de conhecer de perto o processo erosivo de Atafona, tão falado na mídia, inclusive, no Jornal Bom Dia Brasil, neste mesmo dia do guiamento científico. Crédito da Foto: Marco Pacheco - SEMASP.

Foto: O Guia Andre Pinto fala do antigo "Prédio do Julinho", um exemplo da fúria do mar em que as imagens estão no you tube gravadas pela imprensa e moradores. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

Foto: Andre Pinto mostra o local exato do cenário do filme de ficção científica (Depois - uma produção da Nonada Filmes) que foi rodado no local. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

Foto: O Grupo, depois das explicações de Andre Pinto, foi liberado para momentos de contemplação com a natureza e fotos de recordação do local. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

Nenhum comentário: