sábado, 2 de julho de 2011

DELTA DU SALOUM , NO SENEGAL, VIROU PATRIMÔNIO MUNDIAL PELA UNESCO

Foto: Delta du Saloum, no Senegal, em muito se parece paisagísticamente com o nosso Delta do Rio Paraíba do Sul. Foto do El Pais.

TAL LÁ COMO CÁ...

Na lista dos 25 patrimônios mundiais da humanidade, tombados pela UNESCO recentemente, está o Delta du Saloum, no Senegal, na África Ocidental. Realmente o local é belo e as tradições daquele povo são latentes.

O nosso Delta do Rio Paraíba do Sul tem lá também os seus encantos, com muitas tradições, costumes, lendas, gastronomia, mistérios e maravilhosas imagens. É tombado pelo INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural, mas devia ser e ter mais e mais atributos de reconhecimento nacional e internacional. O Sítio arqueológico da Alma Pura - que tem um sambaqui - na Ilha do Lima é um exemplo de importância cultural. O que fizeram com ele? O único caiçara da costa brasileira chamado de MUXUANGO, ainda habita heroicamente a Ilha da Convivência. O que será quando Dona Belita falecer? E seus descendentes?

A Foz do Rio São Francisco está sendo tombada pelo IPHAN. Que bom. É muita tradição e beleza juntas. Se por lá o sucesso são as carrancas, por cá são as construções artesanais das bateiras, traineiras etc.

Bem que o IPHAN poderia dar valor ao nosso delta também. Ah, esqueci de dizer que na Praia de Manguinhos, em São Francisco do Itabapoana, que faz parte do delta, tem um verdadeiro cemitério clandestino de escravos e que poderia ser um excelente sítio arqueológico! Mais um motivo, IPHAN!

Nenhum comentário: