sábado, 23 de julho de 2011

FAMÍLIA DO BARÃO DE CEDAQUI EM FESTA: 80 ANOS DE CÉLIO AQUINO


Foto: O escritor, historiador, colunista, anarquista e contemplativo da natureza, Barão de CEDAQUI, o nosso Célio Aquino!
Foto de Andre Pinto.
Hoje é o aniversário do Barão de CEDAQUI! Para quem não o conhece, o Barão de CEDAQUI é o nosso querido amigo Célio de Souza Aquino.

O Barão de CEDAQUI, segundo informações oficiosas, estará muito anarquista, em sua festa de aniversário hoje! Aguardemos as travessuras de Célio Barão...

O seu saudoso primo, o escritor João Oscar do Amaral Pinto, certa época fez a GENEALOGIA SIMPLIFICADA DE CÉLIO DE SOUZA AQUINO, e descobriu a estirpe nobre deste vulto sanjoanense. Vejamos abaixo:

Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo (1536), era filho de Jorge de Melo, apelidado "Lagio", fidalgo português natural do Alenquer, e de Leonor Sobreira. Casou-se com Maria do Carmo (filha de André do Campo) e tiveram dois filhos: Jorge de Melo e Martim Afonso de Melo. Dele, também nasceu um filho bastardo: Vasco Fernandes Coutinho (filho), que foi casado com Luísa Grimalda, filha de Pedro Álvares Correia (irmão do famoso Caramuru).Vasco Fernandes Coutinho (filho) e sua mulher Luísa Grimalda foram pais de João Ferreira Coutinho, o qual se casou com Maria de Mello Nunes, filha de Mathias Teixeira Nunes. Desse consórcio, nasceu o Capitão-mor Antônio Teixeira Nunes (figura importante na revolta de Benta Pereira, em Campos), o qual se casou com margarida, filha de Nicolau Tolentino Lisboa, tendo, entre outros, os seguintes filhos: José Teixeira Nunes (avô do saudoso Ubaldo Sena) e Anna, que viria casar-se com Braz de Souza. Desse último casal, nasceu Clara Teixeira Nunes, que se casou com Manuel Malhardes, português, natural do Algarves, dos quais vieram os filhos Agenor de Souza Malhardes, Maria (Mariquinha), Antônio Nunes, Amélia de Souza Pinto e Agravalina de Souza Aquino, casada com Pedro Aquino.

(Dados extraídos dos livros HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL, litografia Nacional, Porto, Portugal, 1924, e HISTÓRIA... de S.J. da Barra, de F.J. Martins, Rio, 1868).


Parabéns Célio Aquino e família!

Nenhum comentário: