quarta-feira, 13 de julho de 2011

FONTES DE ENERGIA, FAUNA E COLETA SELETIVA FORAM TEMAS DE PALESTRA EM ESCOLA MUNICIPAL

Foto: Estudantes da Escola Municipal Belmiro Ribeiro Alves, em Perigoso, aderiram ao projeto Coleta Seletiva na Escola. Crédito da foto: Andre Pinto.
PALESTRAS SUSTENTÁVEIS


O Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra - NEA/SEMASP, realizou, nesta manhã de quarta-feira, mais um ciclo de palestras sobre a fauna, fontes de energia renováveis e coleta seletiva, na escola municipal Belmiro Ribeiro Alves, em Perigoso.

Os técnicos ambientais Luiz Henrique Vieira Araújo e Marco Antônio Manhães Pacheco, promoveram uma dinâmica de grupo com os estudantes do Belmiro Ribeiro Alves, fazendo palestras sobre a fauna, a cadeia alimentar, a revegetação natural de áreas degradadas, entre outros temas, além de promoverem canções com uma flauta doce, como a contação das historinhas do "Lobo Mau", "Dona Chica" e o "Coelho da Páscoa", sempre vinculadas às questões ambientais.


Foto: Os estudantes do Belmiro Ribeiro Alves, em participação ativa, nas palestras do NEA/SEMASP. Crédito da foto: Andre Pinto.
Também foram apresentados dois filmes em animação, falando da coleta seletiva , denominado "Tá Limpo" e outro filme falando sobe as energias renováveis , denominado "Meu Pequeno Planeta", uma produção francesa de muito sucesso com as crianças, cujo personagem principal é uma inteligente aranha com chapéu de bruxa.


Foto: Exibição do filme "Meu Pequeno Planeta", uma produção francesa de desenhos infantis. Crédito da foto: Andre Pinto

Foto: Exibição do filme "Tá Limpo", que fala da coleta seletiva na comunidade. Crédito da foto: Andre Pinto

Houve também uma conversa com os estudantes, feita pelo assessor de gestão ambiental da SEMASP, Andre Pinto, onde o assunto foi o projeto COLETA SELETIVA NA ESCOLA, desenvolvido pela SEMASP, SEMEC e União Norte Fluminense, que vem atendendo, nesta primeira fase, a algumas escolas do 1º, 2º e 3º Distritos do município. 

No final das palestras, os estudantes da Escola Municipal Belmiro Ribeiro Alves, puderam conhecer melhor a utilização dos coletores coloridos que foram colocados no interior da mesma, no momento da sua reinauguração. A Diretora da instituição, Leandra Paes, gostou do trabalho do NEA/SEMASP e mostrou que já vem desenvolvendo trabalhos internos com os estudantes, a exemplo de folhas com desenhos e mensagens sobre a importância da coleta seletiva na escola e no bairro.


Foto: Os coletores instalados no interior da Escola Municipal Belmiro Ribeiro Alves, no Perigoso. Crédito da foto: Andre Pinto.

Na próxima semana, o NEA/SEMASP fará uma reunião interna para fazer um balanço das iniciativas já tomadas no projeto e uma avaliação do processo, que deve ter melhorias com a experiência de cada instituição, afirmou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Antônio Sá Machado.


Informações sobre o projeto podem ser conseguidas através do telefone (22) 2741-7878 R: 261 , com representantes do NEA/SEMASP.

Nenhum comentário: